Profª Teresinha Bellote Chaman
Bom dia a todos.
Crianças são seres inocentes, às vezes brigam, mas inevitavelmente se entendem no momento seguinte. Diferentemente dos pais, que quando não são inteligentes, separam os filhos dos amigos e se odeiam entre si. A todos os pais que não sabem entender seus filhos: graças a DEUS não são muitos.
Por falar em pais, o final do ano está chegando e o CELP – CENTRO DE ESTUDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA está a sua disposição.
"A grandeza de uma profissão é, talvez, antes de tudo, unir os homens. Só há um luxo verdadeiro: o das relações humanas".
"A última reforma ortográfica que tivemos (e que ainda continua em vigor) preocupou-se exclusivamente com a acentuação gráfica. Foi a lei 5.765 de 19 de dezembro de 1971. A proposta de reforma mais recente, cujo acordo foi assinado há dez anos, ainda necessita de regulamentação (queira ver comentários neste livro). A Lei nº 5765 alterou algumas normas de acentuação contidas na Reforma Ortográfica de 1943".
(Ignácio, Sebastião Expedito)
Amigo(a) leitor(a), LEIA-ME, POR FAVOR:
Em seguida, observe se há dois erros e uma transgressão da norma culta na placa acima.
Vejamos o que diz Sacconi à p. 8: "em rigor, ninguém comete erro em língua, exceto nos casos de ortografia. O que normalmente se comete são transgressões da norma culta. De fato, aquele que, num momento íntimo do discurso, diz: Ninguém deixou ele falar, não comete propriamente erro; na verdade, transgride a norma culta".
Voltamos à nossa placa (pelo amor de DEUS: faça contato) celp@terra.com.br …
"O único erro verdadeiro é aquele com o qual nada se aprende".
Reflitamos: "A norma culta, forma lingüística que todo o povo civilizado possui, é a que assegura a unidade da Língua Nacional. É justamente em nome dessa unidade, tão importante do ponto de vista político-cultural, que é ensinada nas escolas e difundida nas gramáticas".
Vamos limpar nossa cidade. Vamos fazer valer o que merece valer? Erros precisam ser corrigidos!
"Argumentar bem é argumentar para o bem das pessoas, da comunidade, da humanidade".
QUE NOSSO COMUNICAR SEJA COMUNICAMAR.
Respostas a e-mails:
01 – Assistindo a uma palestra em Araraquara, um leitor intrigou-se com o plural de troféu, proferido por ilustre professor de uma faculdade.
É troféis??? Ou é troféus???
Amigo leitor, você está certo: o plural de troféu é troféus.
02 – Ao meu querido Valtinho Falcoski:
sucro- [do francês sucre] – Assim: sucroquímica = ramo da química que se ocupa do açúcar.
"O ser humano é, sem dúvida, o mais inteligente de todos os animais, porém, mais inteligente não quer dizer perfeitamente inteligente. Somos todos falíveis. A prova disso está na evolução da ciência…"
Todos temos a nossa chance. Eis a sua. Veja como estão os seus conhecimentos em Língua Portuguesa. Afinal, na coluna de hoje, ocupamo-nos disso.
Veja se não erra. Mas se perceber que vai errar, pode fazê-lo, não é vergonha nenhuma. Depois, se desejar, posso ajudá-lo(a) celp@terra.com.br
01 – Num bom português, como se diz:
a ( ) Não desligue a TV antes do programa acabar.
b ( ) Não desligue a TV antes de o programa acabar.
02 – Ao fazer o purê de batatas, cuidado para ele não:
a ( ) encroar
b ( ) encruar
03 – Gia ou jia???
a ( ) Ele gosta de comer jia, bem temperada.
b ( ) Ele gosta de comer gia, bem temperada.
(aliás, para quem não sabe, jia ou gia é sinônimo de rã).
04 – Qual a forma adequada: precavenha-se ou previna-se?
a ( ) Precavenha-se contra os produtos de má qualidade.
b ( ) Previna-se contra os produtos de má qualidade.
05 – Para mim ou para eu?
a ( ) Com este dinheiro, dá para mim viver tranqüilo!
b ( ) Com este dinheiro, dá para eu viver tranqüilo!
Se você tem o hábito de ler nossa coluna e não manda seus e-mails, deve ser uma pessoa que sabe utilizar adequadamente a nossa inculta e bela. Você está de parabéns. De qualquer forma, manifeste-se. É bom saber que existem pessoas que respeitam a Língua Portuguesa.
Em breve, a nossa coluna vai premiar aqueles que sabem honrar adequadamente a nossa Língua Portuguesa. Você gostaria de participar ???
Inscreva-se já no celp@terra.com.br
"Descobrir, ou melhor, redescobrir que DEUS é Amor é a maior aventura do homem moderno".
Até à próxima semana.