"As pessoas mais felizes não são as pessoas livres de problemas, mas aquelas que sabem lidar com seus problemas".
Bom dia. Na terça-feira (29/03), foi a grande final do BIG BROTHER 5, que teve como vencedor o baiano Jean. Confesso que não sou fã desse tipo de programa, pois acho que não acrescenta nada, em termos de comunicação, ao público telespectador. Mas, a partir de tantos comentários que ouvi a respeito, fui compelida (como diz Pedro Bial) a dar uma espiadinha. Não quero julgar se é justo ou não uma pessoa ficar confinada em uma casa, aparecer para todo o Brasil, com altos índices de audiência. Não quero saber e nem tenho o direito de opinar sobre o futuro do Jean e dos outros participantes. O que ele vai fazer com 1 milhão de reais também é problema dele. Que faça um bom uso.
Quero sim elogiar todo o povo brasileiro, que votou em favor desse simpático rapaz. Isso veio provar que o povo de nosso país está bem próximo de afastar-se definitivamente da barreira esdrúxula do preconceito. Declaradamente, o baianinho Jean assumiu sua condição de homossexual. Até há pouco tempo, essa "categoria" era ridicularizada, apedrejada…
Espero em DEUS que existam outras oportunidades para que negros, deficientes físicos, idosos, menores abandonados, índios, possam obter o mesmo reconhecimento e respeito.
Parabéns Jean, você foi vencedor, mas, vencedor maior foi o povo brasileiro que deu lição de sensibilidade.
Leia que poema simples e bonito escrito por Mário Quintana.
Sentir primeiro, pensar depois
Perdoar primeiro, julgar depois
Amar primeiro, educar depois
Esquecer primeiro, aprender depois
Libertar primeiro, ensinar depois
Alimentar primeiro, cantar depois
Possuir primeiro, contemplar depois
Agir primeiro, julgar depois
Navegar primeiro, aportar depois
Viver primeiro, morrer depois.
A partir desse poema, nasceu uma idéia, que gostaria de compartilhar com todos os leitores. Já na próxima semana, quero publicar poemas. Poemas escritos por gente aqui de nossa cidade. Se você tem uma poesia escrita agora ou há muito tempo, não importa, mande para a Cultura em diálogo -celp@terra.com.br .
Mesmo lá em Brasília, envolvido com as questões do poder, meu amigo Edílson Fragalle continua mandando sua colaboração. Desta feita, ele envia um trecho de uma narrativa feita por um grande poeta. Falo de John Lennon, que me atrevo a dizer, poderia ser chamado de "O poeta do Mundo".
“Fizeram a gente acreditar que amor mesmo, amor pra valer, só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos. Não contaram pra nós que amor não é acionado, nem chega com hora marcada.
Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Se estivermos em boa companhia, é só mais agradável.
Fizeram a gente acreditar numa fórmula chamada “dois em um”: duas pessoas pensando igual, agindo igual, que era isso que funcionava. Não nos contaram que isso tem nome: anulação. Que só sendo indivíduos com personalidade própria é que poderemos ter uma relação saudável.
Fizeram a gente acreditar que casamento é obrigatório e que desejos fora de hora devem ser reprimidos.
Fizeram a gente acreditar que os bonitos e magros são mais amados, os que transam pouco são caretas, os que transam muito não são confiáveis, e que sempre haverá um chinelo velho para um pé torto. Só não disseram que existe muito mais cabeça torta do que pé torto.
Fizeram a gente acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade. Não nos contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas, são alienantes, e que podemos tentar outras alternativas.
Ah, também não contaram que ninguém vai contar isso tudo pra gente. Cada um vai ter que descobrir sozinho. E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz e se apaixonar por alguém.”
Ainda sobre John Lennon, vale a pena lembrar a sua obra prima. Talvez o poema e a música mais linda de todos os tempos… em todos os tempos.
IMAGINE
Imagine que não há paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum inferno debaixo de nós
Acima de nós só o céu
Imagine todo o mundo vivendo para hoje
Imagine não haver fronteiras
Não é difícil fazer
Nada para matar ou morrer
E nenhuma religião também
Imagine todo o mundo vivendo a vida em Paz
Imagine nenhuma propriedade
Eu gostaria de saber se você pode?
Nenhuma necessidade de ambição ou fome
Uma irmandade de homens
Imagine todo mundo dividindo todo o mundo
Você pode dizer que sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Espero que um dia você se junte a nós
E o mundo será um só…
Hoje falamos de preconceito, de amor, Paz e harmonia.
Foi muito bom.
Espero então receber um poema seu. Se desejar, mande também uma foto, terei o máximo prazer em publicá-la. Mande poema e foto para -celp@terra.com.br
"Se DEUS nos pede algo impossível, é que ele tem a intenção de fazê-lo por nós e em nós".
Até a próxima semana.
Profª Teresinha Bellote Chaman