O Aeroporto “Bartholomeu de Gusmão”, em Araraquara deve mudar de categoria no DAC (Departamento de Aviação Civil) devido ao aumento do movimento de aeronaves e passageiros nos últimos anos. De 2000 a 2004, o fluxo de passageiros passou de 13.545 para 18.774, corresponde a aumento de 38,6%, segundo dados do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo).
O número de pousos e decolagens de vôos regulares e não regulares quase dobrou nestes últimos cinco anos, já que, a partir de 2002, a empresa Pantanal passou a oferecer vôos regulares para São Paulo e para o Triângulo Mineiro, com três horários diários.
No Estado de São Paulo, o Bartholomeu de Gusmão subiu da 12ª posição entre os aeroportos com maior número de passageiros, em 2000, para a 9ª colocação no ano passado.
Segundo o administrador do aeroporto, Antonio Carlos Dinato, o volume de jatos particulares tem crescido nos últimos anos, reflexo do aumento dos negócios registrados na cidade. Em dezembro do ano passado, 268 vôos regulares e 330 não regulares.
Além dos jatos particulares, o Bartholomeu de Gusmão tem sido uma alternativa de pouso e decolagem para aeroportos, como São Carlos e Ribeirão Preto, e mesmo para a pista da Embraer, instalada em Gavião Peixoto.