Aprovados na primeira chamada optaram por cursos das Fatecs, USP, Unesp e Unicamp que estão entre os mais concorridos do país
Nesta segunda-feira (26) será divulgada a lista da segunda chamada de aprovados do Provão Paulista Seriado, pelo site provaopaulistaseriado.vunesp.com.br. O programa ampliou o acesso de alunos de escolas públicas a cursos do Ensino Superior público do Estado de São Paulo. A primeira convocação, divulgada na última semana, foi celebrada por milhares de alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). Os aprovados garantiram vagas em diversas formações, incluindo cursos que, historicamente, estão entre os mais disputados.
Em Mogi das Cruzes, o estudante da Etec Presidente Vargas, Josué Gesuiti de Moura Matos quase não acreditou no resultado ao ver que conquistou vaga em Medicina na Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto, por meio do Provão Paulista. No Vestibular Fuvest 2026, o curso registrou 90,7 candidatos por vaga, figurando entre os mais concorridos do país. “Eu acompanhei a evolução da nota, mas não tinha certeza de que conseguiria entrar já na primeira chamada. Mesmo com muita preparação, a aprovação foi uma surpresa”, conta.
Concluinte do Ensino Médio integrado ao Técnico em Química, Josué relata que a realização da prova a cada ano do Ensino Médio contribuiu para uma avaliação mais fiel do desempenho acadêmico. Para ele, o modelo reduz a pressão concentrada em uma única prova. “É uma seleção mais justa e precisa. No vestibular tradicional, o nervosismo muitas vezes atrapalha a capacidade de pensar e de demonstrar o que a gente aprendeu.”
Josué atribui o resultado aos conhecimentos adquiridos no curso técnico e ao acompanhamento pedagógico recebido na Etec. “Esse resultado foi facilitado pelo aprendizado ao longo do curso e muito estimulado pela professora Sônia Nam, que incentivou a turma a resolver questões mais complexas e buscar um nível elevado de conhecimento”, relata.
Na Etec João Belarmino, em Amparo, o resultado também foi recebido com surpresa por Renan Andrade dos Santos, que conquistou vaga em Ciência da Computação (noturno), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Aluno do Ensino Médio integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Renan afirma que o Provão Paulista facilitou o ingresso no Ensino Superior. “Eu fiz as provas ao longo dos anos sem criar grandes expectativas, mas isso acabou ajudando. A avaliação seriada veio antes de outros processos seletivos e me deixou mais preparado e menos ansioso”, relata.
Renan rebate a ideia de que o Ensino Técnico prejudica quem pretende seguir para a universidade. “Não é fácil conciliar tudo, mas é um mito achar que o técnico atrapalha. Dá para estudar, se organizar e ainda sair com uma formação que ajuda tanto na faculdade quanto no mercado de trabalho”, afirma.
Para o estudante, a formação técnica será um diferencial ao longo da graduação. “A gente aprende muito a parte prática, que costuma ser a mais difícil. Em algumas disciplinas da faculdade, eu já tenho uma base forte e vou conseguir aprofundar o conhecimento”, avalia. Já matriculado na Unicamp, ele agora se prepara para a nova rotina acadêmica.
Etecs no Provão Paulista
As histórias individuais refletem um resultado coletivo. Na primeira chamada do Provão Paulista Seriado, 1.709 estudantes das Etecs foram aprovados para cursos superiores gratuitos. Desse total, 1.015 optaram pelas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs); 341 ingressaram na USP; 254 na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e 99 na Unicamp.
Entre as unidades com maior número de aprovados estão a Etec Presidente Vargas (Mogi das Cruzes), com 41 estudantes convocados; Etec de São Paulo (Capital), com 37; Etec Júlio de Mesquita (Santo André), com 31; Etec Philadelpho Gouvêa Netto (São José do Rio Preto), com 28 e Etec Conselheiro Antônio Prado (Campinas), com 25 aprovados.
Os dados mostram que estudantes do Ensino Médio integrado ao Técnico também alcançaram vagas em cursos disputados, indicando que a formação técnica contribui para a preparação para o acesso ao Ensino Superior público. Na prática, a organização da rotina de estudos, a base científica e o contato com conteúdos aplicados aparecem como fatores positivos nos relatos dos calouros.
Perfil das aprovações
Os dados consolidados da primeira chamada mostram que uma parcela significativa dos estudantes das Etecs opta pela continuidade dos estudos nas Fatecs, especialmente em cursos da área de Tecnologia da Informação, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de formações em Gestão.
Nas universidades, há aprovações em áreas de alta complexidade, como Medicina, Odontologia, Farmácia, Medicina Veterinária, diferentes engenharias, Direito, além de cursos ligados à formação científica e à licenciatura, como Física, Matemática, Química, História e Pedagogia.
O levantamento também evidencia a mobilidade acadêmica estimulada pelo Provão Paulista, com alunos ingressando em cursos fora de suas cidades de origem, especialmente nos campi universitários da USP, Unesp e Unicamp.
Sobre o Provão Paulista
O Provão Paulista Seriado é uma avaliação que permite o acesso direto de estudantes da rede pública a cursos superiores gratuitos das Fatecs e das universidades estaduais paulistas. Os convocados na primeira chamada devem realizar a matrícula conforme o cronograma e as normas de cada instituição.
As informações oficiais, listas de convocação e orientações sobre matrícula estão disponíveis pelo site provaopaulistaseriado.vunesp.com.br.
Próximas etapas:
- 26 de janeiro: divulgação da segunda chamada
- 27 e 28 de janeiro: matrícula da segunda chamada
- 2 de fevereiro: divulgação da terceira chamada
- 3 e 4 de fevereiro: matrícula da terceira chamada
Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em mais de 320 municípios. As Etecs atendem mais de 224 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 91 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).
(Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza)
Foto: Arquivo Pessoal – Renan Andrade – Estudantes das Etecs conquistaram vagas no ensino superior público do Estado por meio do Provão Paulista Seriado