N/A

Dentes manchados? Pode ser HMI!

→ O que é HMI?

É a sigla que significa “hipomineralização molar incisivo”. Os dentes com hipomineralização apresentam manchas de diferentes tonalidades, que podem estar associadas a fraturas. E você sabia que esses dentes já podem nascer mais frágeis? Existem dois tipos de hipomineralização com que nós, dentistas, nos preocupamos muito:

→ Como acontece?

A hipomineralização, que é um defeito qualitativo,  ocorre devido a uma “falha” na mineralização do esmalte, podendo tornar o dente sensível a diferentes temperaturas, e se manifesta na camada mais externa e dura que protege os dentes, o esmalte dentário. O(s) dente(s) acometidos ficam mais frágeis e suscetíveis a fraturas e, consequentemente, mais vulneráveis à doença cárie, em especial se houver excesso de açúcar na dieta e higiene bucal precária, podendo interferir na qualidade de vida da criança, do adolescente e do adulto.

→ E como são as manchas?

A coloração das manchas varia entre branco-creme até o amarelo-acastanhado. No entanto, seu impacto vai além da aparência. Essas manchas, que partem de uma alteração estrutural do esmalte, fragilizam a estrutura dentária, podendo deixar o dente mais poroso.

→ O que pode acontecer com os dentes?

 Os dentes afetados pela HMD ou HMI são mais suscetíveis a fraturas (quebra de parte do dente) e a lesões de cárie. A porosidade do esmalte também permite a passagem de variações de temperatura, como por exemplo tomar sorvete ou comer algo quente pode implicar em episódios de dor e grande sensibilidade dentária na criança, afetando a sua qualidade de vida. Alguns pacientes podem apresentar sensibilidade até em dias muito frios e não somente ao se alimentar. Além disso, justamente pela sensibilidade, pode também prejudicar a mastigação, influenciando até na nutrição da criança.

→ Existe tratamento para HMI?

Sim. O tratamento varia conforme a idade da criança, o grau de hipomineralização e os sintomas apresentados. As queixas mais frequentes são dor, sensibilidade e desconforto estético. O objetivo do tratamento é manter a integridade dos dentes afetados e minimizar as chances de sofrerem fraturas ou desenvolverem lesões de cárie e impedir quadros de dor e sensibilidade. O tratamento pode variar desde a utilização de pastas específicas prescritas pelo odontopediatra, aplicações tópicas de flúor, restaurações, uso de produtos específicos para esses casos e laser.

Se o dente nasceu manchado, o que fazer?

O odontopediatra é o profissional capacitado para diagnosticar, tratar e acompanhar os casos de HMD e HMI. O acompanhamento odontológico é fundamental nesses casos, para evitar que pequenas alterações se tornem grande problemas.

Recomendamos que a primeira consulta odontológica deve ser feita  no momento da erupção dos dentes e antes de completar 1 ano de idade. Um diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença para formar uma geração com sorrisos mais fortes e saudáveis!

Texto produzido pelo Núcleo de Estudos de Saúde Oral da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)

Foto Ilustrativa Freepik

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Teoria brasileira sobre o inconsciente entra em avaliação em revista científica de psicanálise

Dentes manchados? Pode ser HMI!

Verão e pele saudável: os erros mais comuns no uso do protetor solar

Medicamentos para emagrecer ajudam no tratamento da esteatose hepática?

Sessões itinerantes e regras sobre uso de praças públicas são aprovadas pela Câmara

CATEGORIAS