N/A

Reforma da UPA Central recebe últimos acabamentos antes da entrega

Obras de ampliação da unidade de saúde estão concluídas; reinauguração acontece no próximo dia 21

As equipes das Secretarias de Obras e Serviços e da Saúde estão realizando os últimos ajustes após a conclusão da obra de reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento “Amélia Bernardino Cutrale”, localizada na Via Expressa. Acabamentos, instalação de equipamentos e colocação de mobiliário fazem parte da preparação para a entrega da unidade no dia 21 de janeiro. O retorno das atividades vai proporcionar maior espaço e melhor organização dos atendimentos à população. A capacidade estimada de atendimentos da UPA Central é de aproximadamente em 15 mil pacientes por mês.

A Unidade de Pronto Atendimento funcionará 24 horas por dia, e conta com equipe assistencial multidisciplinar qualificada, composta por médicos (clínicos, pediatras, ortopedista e emergencista), enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e profissionais das demais áreas (administrativo, motoristas, limpeza) que dão suporte aos atendimentos.

Entre os recursos ampliados ou desenvolvidos para a unidade estão: consultórios médicos com equipes de sete a nove médicos por turno, sala de ortopedia e imobilização (gesso), salas de medicação e de sutura, sala de observação, leito de isolamento, equipamentos para realização de eletrocardiograma e radiografia e farmácia. A sala de emergência para adultos, que contava com três leitos, passa a ter cinco leitos.

Já a ala pediátrica, na qual antes havia apenas dois consultórios, agora conta com três salas de atendimento, além de sala de espera e classificação de risco, sala de observação pediátrica com três leitos e uma nova sala com dois leitos de emergência pediátrica.

A UPA também tem serviço odontológico, disponível das 18h às 24h, de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana e feriados, há atendimento 24 horas por dia.

A UPA Central é referência regional para atendimentos a acidentes com animais peçonhentos, para todas as idades.

Emanuelle Laurenti, secretária municipal da Saúde, avalia a expectativa em relação à reativação desta importante unidade de saúde para o município. “Em Araraquara temos três Unidades de Pronto Atendimento. Além da UPA Central, temos a UPA da Vila Xavier, onde só há atendimentos clínicos para adultos, e a UPA do Valle Verde, onde temos atendimentos clínicos para adultos e a parte da pediatria. Com a estrutura da UPA Central reformada, conseguiremos melhorar a qualidade da assistência prestada à população, e também aos funcionários, que vão trabalhar num espaço mais qualificado e amplo”.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura intensifica serviços de limpeza em vias públicas da cidade

Reforma da UPA Central recebe últimos acabamentos antes da entrega

Mudanças nas regras da Previdência elevam exigências para aposentadoria em 2026

O Brasil não é bonzinho

O Agronegócio na Reforma Tributária

CATEGORIAS