Este mês é dedicado campanha nacional de mobilização e conscientização sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis
O médico infectologista e diretor técnico da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, Dr. André Peluso, gravou um vídeo com orientações sobre a campanha nacional “Dezembro Vermelho”, de mobilização e conscientização sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Segundo o Dr. André, mesmo com os avanços da medicina, ainda existe muita desinformação e preconceito “Esse mês nos lembra que a informação salva vidas e que cuidar da saúde é um ato de responsabilidade com você e com quem você ama, pois mesmo com os avanços da medicina, ainda existe desinformação e preconceito com o assunto”, destaca.
A prevenção também evoluiu pois além do preservativo, tem o PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) um medicamento antirretroviral tomado por pessoas HIV-negativas para prevenir a infecção pelo HIV e também tem o PEP (Profilaxia Pós-Exposição) usada em situações de emergência após uma possível exposição ao vírus. Esses medicamentos são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Faça o teste, conheça as formas de prevenção, compartilhe informação correta. Neste “Dezembro Vermelho”, lembre-se: cuidar de si é também cuidar do outro. A luta contra o HIV é de todos nós”, orienta Dr. André.
O médico também conta no vídeo que o teste para HIV é gratuito e sigiloso. “O teste para o HIV é sigiloso e quanto mais cedo o diagnóstico, mais eficaz é o tratamento. Atualmente as pessoas que vivem com o HIV e realizam o tratamento corretamente têm qualidade de vida e podem impedir a transmissão e seguir seus planos normalmente. E lembre-se: HIV e AIDS não são a mesma coisa. O HIV é o vírus. A AIDS é a fase avançada, que pode ser evitada com acompanhamento médico e uso de medicamentos”, finaliza Dr. André.
Acesse o link e acompanhe o vídeo explicativo sobre o tema: https://www.instagram.com/reel/DSVo_uOgmfg/?igsh=d2tmNjc4ZHJneHhh.
(Santa Casa de Araraquara)
