Realizado na madrugada desta quarta-feira (10), o procedimento possibilitou a captação de três órgãos
A Santa Casa de Misericórdia de Araraquara registrou a 12° captação de órgãos de 2025, ocorrida na madrugada desta quarta-feira (10). No procedimento foram captados os rins; fígado e as córneas.
O hospital é devidamente credenciado para a execução desse tipo de procedimento e dispõe de uma comissão interna responsável por coordenar todos os trâmites legais, éticos e assistenciais que envolvem o processo de captação de órgãos. Após a confirmação de morte encefálica e a autorização da família para a doação, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) aciona a Organização de Procura de Órgãos (OPO), sediada em Ribeirão Preto, a fim de receber as orientações protocolares e aguardar a chegada das equipes especializadas.
Simultaneamente, os familiares do paciente são informados sobre todas as etapas subsequentes do processo de captação.
A CIHDOTT é responsável pela identificação de potenciais doadores, pela abordagem às famílias e pela organização integral dos procedimentos de captação no âmbito hospitalar, assegurando que todas as etapas sejam conduzidas com rigor técnico, transparência e respeito.
(Santa Casa de Araraquara)