N/A

Câmara Municipal: principais notícias de vereadores

Geladeira de vacinas da USF Laranjeiras I precisa de atenção

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede manutenção ou aquisição de uma nova geladeira para a Unidade de Saúde da Família (USF) Laranjeiras I “Dr. Wilson Antunes Pereira”, no Jardim Universal.

Kary pontua que as vacinas e insulina exigem controle rigoroso de temperatura, geralmente entre 2°C e 8°C, conforme normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da Vigilância Sanitária, sob pena de perda da eficácia farmacológica, desperdício de insumos públicos e, principalmente, risco direto à saúde dos pacientes.

O vereador ainda ressalta que a USF Laranjeiras I atende diariamente um grande número de usuários, muitos deles em situação de vulnerabilidade social, que dependem exclusivamente do SUS para acesso a vacinas e medicamentos essenciais.

Moradores do Jardim Morumbi pedem construção de praça e melhorias na manutenção do bairro

Em fiscalização no Jardim Morumbi, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), ouviu pedidos da população para a construção de uma praça e para melhorias na zeladoria e na manutenção do bairro.

O parlamentar esteve acompanhado na agenda pelo secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Valter Rozatto, o Laxixa, e pelo subsecretário municipal de Serviços Públicos, Lucas Turetta de Alencar. Todos foram recebidos pela moradora Alessandra Ferrari Barbieri, que apresentou as demandas do bairro.

Uma das sugestões é implantar uma praça em uma área entre a Avenida José Reusing, a Rua Ângelo Salata e a Avenida José Bonifácio. O vereador enviou à Prefeitura o Requerimento nº 2088/2025, no qual pede informações sobre o espaço: se pertence ao Município, se existe projeto de construção de praça aprovado ou em aprovação, qual a situação do projeto, qual a previsão para início e conclusão das obras e quais recursos financeiros serão destinados para a obra.

Um pedido de informações semelhante já havia sido feito pelo vereador após visita anterior realizada no Morumbi, na metade do ano passado.

Outra solicitação, oficializada por Angeli na Indicação nº 5233/2025, é o asfaltamento da continuação da Avenida José Bonifácio. É uma demanda dos moradores para facilitar o deslocamento entre as vias do bairro.

“Nós já temos um projeto de uma praça nesta área verde. Vamos fazer um levantamento de custo dessa praça com a iluminação, com aquilo que é básico, para a gente iniciar um modelo de praça mais ou menos econômica, porque a situação não é boa financeiramente. E vamos tentar asfaltar a continuidade desta rua para interligar nas demais”, explicou Laxixa durante a visita.

O secretário também afirmou que a Prefeitura irá realizar ações de zeladoria na região do Morumbi, como limpeza geral e das bocas de lobo.

Enquanto não é possível implantar a praça na área citada, Angeli solicitou, por meio da Indicação nº 5228/2025, que ao menos seja feita uma calçada em volta do terreno, o que ampliaria a segurança dos pedestres e evitaria que os moradores precisassem utilizar a rua para seus deslocamentos.

Quiosque na USF do Jardim Maria Luiza precisa de controle de pragas

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB), solicita medidas urgentes de dedetização e controle de pragas no quiosque localizado ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) “Dra. Neusa Maria Affini Dicenzo”, no Jardim Maria Luiza, bem como a instalação de telas, barreiras físicas ou demais estruturas necessárias para impedir a presença de pombas no local.

Segundo moradores, o quiosque ao lado do postinho está interditado por causa das pombas e dos piolhos. Eles já teriam feito pedido de dedetização e de solução definitiva, como colocação de telas ou madeira para impedir que elas façam ninhos.

Diante disso, Bianco solicita dedetização imediata do quiosque, limpeza e desinfecção do local, instalação de telas ou estruturas que impeçam o retorno das aves, e liberação do espaço o quanto antes para que a comunidade possa retomar seus projetos sociais, culturais e religiosos.

Praça pet é sugerida para o Parque Botânico

Em Indicação apresentada recentemente à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), pede estudo técnico para implantação de praça pet no Parque Botânico.

No entendimento do parlamentar, a criação de uma praça pet no Parque Botânico proporcionará um ambiente adequado para o lazer e convívio dos animais de estimação e seus donos, incentivando o uso dos espaços públicos e promovendo a convivência comunitária. Ainda segundo o vereador, a criação desse espaço é uma necessidade evidente.

Documento pede melhorias no trânsito da Vila Yamada

Em Indicação encaminhada à Prefeitura no final de novembro, o vereador Marcelinho (Progressistas) pede melhorias nas sinalizações vertical e horizontal de trânsito na Rua Imaculada Conceição, no trecho entre as avenidas Infante Dom Henrique e Professor Eugênio Francisco Malaman, na Vila Yamada.

No documento, o parlamentar pede a instalação de placa de “Pare” (sinalização vertical), pintura da sinalização horizontal de “Pare” no pavimento, pintura do descritivo “Devagar” na via, reforçando a redução de velocidade, e instalação de placa de sentido da via, garantindo melhor orientação aos motoristas.

O vereador reforça que a Rua Imaculada Conceição se tornou uma importante via de interligação entre diversos bairros, mas ainda permanece em mão dupla, o que tem gerado preocupação entre moradores e motoristas devido ao aumento significativo do fluxo de veículos.

Empresários e trabalhadores do 5º Distrito Industrial pedem reforço na segurança do bairro

Melhorias no patrulhamento e na segurança do 5º Distrito Industrial foram sugeridas pelo vereador João Clemente (Progressistas) em Indicação enviada à Prefeitura no final de novembro. A iniciativa acontece após o parlamentar ter recebido relatos de furtos, vandalismo e tentativas de invasão recorrentes nas empresas instaladas no bairro.

No documento, Clemente pede que o Executivo formalize uma solicitação para que os comandos da Guarda Civil Municipal (GCM) e do 13º Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo reforcem o patrulhamento ostensivo na área com rondas periódicas, intensificando a presença policial e identificando os pontos vulneráveis da região.

Em sua justificativa, o vereador ressalta que o distrito concentra diversas empresas, com grande circulação de pessoas e veículos, e que, por representar uma área estratégica para o desenvolvimento econômico do município, precisa da atenção do Poder Público nessa questão, que afeta diretamente a produtividade e o ambiente de trabalho.

Academia ao ar livre é indicada para praça da Vila Xavier

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) pede estudos técnicos para a instalação de equipamentos de academia ao ar livre na Praça São Sebastião, localizada no Jardim Silvânia (Vila Xavier)

Para Bianco, a medida se faz necessária para valorizar a infraestrutura do bairro e promover o bem-estar da comunidade local.

Junho Roxo passa a integrar o Calendário Oficial de Araraquara

A Câmara Municipal aprovou, durante a 44ª Sessão Ordinária, realizada no Plenário na última terça-feira (2), o Projeto de Lei nº 387/2025, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT). A proposta institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município o “Mês de Conscientização e Divulgação Sobre o Lipedema – Junho Roxo”. O projeto teve parecer favorável da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento e da Comissão de Saúde e Serviços Públicos.

De acordo com a parlamentar, o objetivo da proposta é ampliar o acesso à informação sobre a doença, sensibilizar a população e fortalecer ações voltadas ao diagnóstico e ao tratamento.

Apoio a pacientes
“O Junho Roxo busca orientar a comunidade sobre as características do lipedema, seus sintomas, formas de diferenciação diagnóstica e abordagens terapêuticas disponíveis”, explica Fabi na justificativa da proposta. “O projeto também prevê a realização de palestras, seminários e workshops para promover conhecimento técnico e popular sobre a condição. Todas as ações poderão ocorrer por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, sem custos adicionais ao município”, acrescenta.

Doença desconhecida
O lipedema é uma doença crônica, progressiva e subdiagnosticada, que afeta majoritariamente mulheres e provoca acúmulo anormal de gordura, dor, sensibilidade e edema, podendo comprometer a mobilidade. Os hematomas frequentes, típicos da condição, inspiraram o termo “Junho Roxo”.

Apesar de ter sido oficialmente reconhecida pela Organização Mundial da Saúde em 2022, sob o código EF02.2 da CID-11, a enfermidade ainda é pouco identificada inclusive por profissionais de saúde, dificultando o diagnóstico precoce. Estudos indicam que até 11% das mulheres podem ser afetadas, reforçando a relevância do tema para a saúde pública.

Impactos
Pesquisas recentes mostram que o lipedema não está restrito ao campo estético. No Brasil, levantamento publicado no Jornal Vascular Brasileiro apontou que 12,3% das mulheres participantes apresentavam sintomas compatíveis com a doença. Entre elas, 38,7% relataram depressão e 61,3% ansiedade, além de forte associação com transtornos alimentares.

Os efeitos físicos e emocionais incluem dor crônica, baixa autoestima, limitação funcional e impactos significativos na qualidade de vida.

Mobilização social
A vereadora Fabi Virgílio ressalta que instituir o Junho Roxo é dar visibilidade à luta de milhares de mulheres que convivem com o lipedema. Ela também enfatiza o engajamento da médica especialista Ana Flávia Andrade e da paciente Ana Paula dos Santos, que têm trabalhado para que o tema seja incorporado às agendas municipais em diversas regiões do país.

Secretaria esclarece situação de áreas de clubes e associações na Rua José Barbieri Neto

Em Requerimento encaminhado no final de setembro à Prefeitura, o vereador Aluisio Boi (MDB) pediu informações sobre as áreas de clubes e associações localizadas na Rua José Barbieri Neto, no Jardim Botânico.

Por isso, no documento, Boi pediu um levantamento de quais áreas existentes na Rua José Barbieri Neto foram cedidas a clubes e associações. Questionou também sobre as atividades de cada instituição e suas atribuições estabelecidas legalmente; se a finalidade das concessões está sendo cumprida ou se houve algum desvio no período; e como está a situação cadastral de cada área.

Em resposta, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico afirmou que foram realizadas vistorias in loco nos imóveis ocupados pelas entidades mencionadas, resultando nas seguintes constatações:

Sociedade Araraquarense dos Servidores do Departamento de Água (Sasda)

Parte da área está em mau estado de conservação, com acúmulo de entulhos e piscina abandonada. Há registro de atividades de futebol, embora sem movimentação no momento.

Outra parte do imóvel é explorada pela empresa Attivita Esportes Ltda, que realiza atividades de gestão e operação de práticas esportivas.

Associação dos Viajantes de Araraquara e Região (Avar)

Clube em bom estado de conservação, utilizado por viajantes e representantes comerciais associados. Realiza eventos esportivos beneficentes, ainda que sem atividades recentes.

Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araraquara

Clube em bom estado de conservação, com histórico de eventos culturais tradicionais. Sem atividades no momento de diligência.

Telefônica Clube Araraquara

Imóvel em bom estado de conservação, oferecendo diversas atividades esportivas (futebol, futevôlei e beach tênis). O salão de festas é explorado pela empresa Costela Sul Restaurante Ltda, que realiza atividades de restaurante e organização de eventos.

Associação dos Funcionários do Banco Nossa Caixa e Banco do Brasil (USCEESP)

Clube em bom estado de conservação, com estrutura esportiva para futebol, futsal e natação. Sem atividades no momento.

Centro do Professorado Paulista (CPP)

Clube em bom estado de conservação, com campos, piscinas e sauna. Há secretaria administrativa no local e frequência regular de associados.

Associação dos Cronistas Esportivos de Araraquara

Área não é mais ocupada pela entidade. Atualmente, o imóvel está anexado ao CPP e é utilizado pela empresa EcoSystem, prestadora de serviços de conservação e manutenção de áreas verdes, funcionando como escritório administrativo e garagem.

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araraquara e Região

Clube em ótimo estado de conservação, com atividades esportivas (futebol, natação, academia e quiosques). Frequentado regularmente.

Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (Regional Araraquara)

Clube fechado e em aparente abandono, contando apenas com a presença de um caseiro responsável pela guarda do imóvel.

Associação Farmacêutica de Araraquara

Clube fechado, com indícios de exploração por terceiros.

Associação Araraquarense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

Clube fechado e em mau estado de conservação. Funcionários informaram que a Fundesport realiza atividades esportivas no local. A cobertura da entrada está danificada, com risco de desabamento.

Notificados

A Secretaria informa que as entidades que não apresentavam conformidade com a finalidade pública estabelecida foram notificadas para comprovar a utilização adequada da área municipal.

“Foi solicitado ainda que apresentem a documentação comprobatória das atividades desenvolvidos e a regularidade da destinação do imóvel, sob pena de adoção das medidas administrativas cabíveis”, encerra.

Entre os anexos do documento de resposta da Secretaria estão fotos e registros de vistorias.

Foto: Prefeitura de Santos

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

GWM Germânica abre suas portas em Araraquara

Câmara Municipal: principais notícias de vereadores

Fatos & Fotos – “Memórias”

O que aconteceu com o salário do Prefeito e dos servidores?

O PIOR ESTÁ ACONTECENDO NÉ PREFEITO?

CATEGORIAS