N/A

Hoje (1º) tem início a 6ª Bienal Internacional da Gravura Lívio Abramo

Bienal presta homenagem à gravurista e arte-educadora Fayga Ostrower e reúne 330 obras de artistas brasileiros e de diversos países

A arte impressa contemporânea ganha visibilidade em Araraquara a partir de segunda-feira, 1º de dezembro, quando tem início a 6ª Bienal Internacional da Gravura Lívio Abramo, às 19h, no Teatro Municipal. A mostra gratuita, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, reúne produções gráficas de artistas brasileiros e estrangeiros e reafirma o compromisso da cidade com a valorização das artes visuais e da produção gráfica contemporânea.

A edição será realizada entre os dias 1º e 18 de dezembro e apresenta obras de Lívio Abramo, patrono da Bienal; presta homenagem à gravurista e arte-educadora Fayga Ostrower, uma das figuras mais influentes da gravura moderna no país; e apresenta os artistas convidados Christophe Spoto, Fabi Lorenzeti e Pedro Lorenzetti. Ao todo, a Bienal reúne 330 obras de artistas brasileiros e de diversos países, com o acervo do Escambo Gráfico, responsável pela curadoria e produção, assinadas por Vítor Pedroso e Ludmila Siviero.

Entre os destaques desta edição está a entrada, no acervo municipal, de um significativo conjunto de obras e matrizes de Fayga Ostrower, doadas ao município por seu instituto e reforça o compromisso com a preservação e difusão da gravura.
A secretária municipal de Cultura e idealizadora da Bienal, Euzânia Andrade, afirma que este é um momento singular para a cidade: “a Bienal nasceu do desejo de reconhecer Lívio Abramo, um dos grandes gravuristas brasileiros e filho de Araraquara. Nesta edição, receber parte do legado de Fayga Ostrower amplia esse gesto e nos coloca diante da responsabilidade de preservar e difundir sua obra. Trata-se de um patrimônio artístico que fortalece a vida cultural de Araraquara e abre caminhos para novos olhares sobre a gravura.”

O acervo de Fayga, referência internacional, integra coleções de museus no Brasil, Europa e Américas. Sua obra influenciou gerações de artistas e pesquisadores, combinando técnica, criação e pensamento crítico sobre a arte. Agora, parte desse legado passa a ser preservado em Araraquara.

Fayga Ostrower: legado vivo em Araraquara – A Secretaria Municipal de Cultura e Fundart receberam um acervo expressivo do Instituto Fayga Ostrower, composto por gravuras e matrizes da artista. As obras passam a integrar o acervo da Pinacoteca Mário Ybarra de Almeida e deverão compor também o futuro Centro Cultural do antigo Matadouro.

A doação foi articulada pela restauradora araraquarense Cleide Messi e oficializada por Noni Ostrower, filha de Fayga e diretora do Instituto que leva o nome da artista. Vale destacar que a cerimônia de abertura da Bienal contará com a presença de Noni Ostrower, que virá à cidade especialmente para o evento.

A importância de Fayga Ostrower vai além da técnica: pioneira na gravura abstrata no Brasil, ela atuou também como professora, teórica da arte e difusora de uma visão comprometida com a criação autoral e o ensino artístico. Seus trabalhos integram acervos de museus nacionais e internacionais, e sua trajetória influenciou gerações de artistas, algo que Araraquara agora incorpora diretamente à sua memória cultural.

Com a Bienal e a incorporação do acervo, Araraquara reafirma seu protagonismo no circuito nacional da gravura. O evento promete ser uma celebração da arte gráfica, de sua história, suas rupturas e suas possibilidades.

O Teatro Municipal de Araraquara está localizado na Av. Bento de Abreu, s/n° – entre as Avs. Dr. Gastão Vidigal e Circular Mário Hyroio Arita, na Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera.

SERVIÇO:
6ª Bienal Internacional da Gravura Lívio Abramo
Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° – entre as Avs. Dr. Gastão Vidigal e Circular Mário Hyroio Arita – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)
Período: de 1º a 18 de dezembro de 2025

• Abertura: 1º de dezembro, às 19h

Programação gratuita

(SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Próxima semana: Feira de Livro Solidária “Palavras que Alimentam” une cultura e solidariedade

Hoje (1º) tem início a 6ª Bienal Internacional da Gravura Lívio Abramo

Calor, sol intenso e rotina ao ar livre: Dezembro Laranja reforça alerta sobre o aumento dos casos de Câncer de Pele

Liderança da Santa Casa de Araraquara grava vídeo com relato pessoal sobre câncer de testículo

Provedor da Santa Casa participa da cerimônia de descerramento de placa de formatura dos alunos de medicina da UNIARA

CATEGORIAS