N/A

Araraquara lança sistema municipal de proteção às mulheres com Botão do Pânico e Patrulha Maria da Penha

Cerimônia marca assinatura do Projeto de Lei que integra tecnologia, políticas públicas e rede de apoio para prevenir agressões e fortalecer o enfrentamento ao feminicídio no município

A Prefeitura de Araraquara através das Secretarias Municipais de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana — por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) — e de Direitos Humanos e Cidadania —por intermédio da Subsecretaria de Políticas para Mulheres retoma o Projeto de Lei que institui o novo Sistema Municipal de Segurança, composto pelo Botão do Pânico e pela Patrulha Maria da Penha.

A iniciativa, apresentada no auditório da Secretaria de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana, na manhã desta quarta-feira (26), representa um reforço na proteção às mulheres e integra o calendário de ações do mês de conscientização pelo fim da violência de gênero.

Durante a solenidade, a subsecretária de Políticas para Mulheres, Joana Lessa, ressaltou o papel da rede de apoio no atendimento às vítimas, sublinhando que a presença ativa do poder público é essencial para garantir acolhimento, orientação jurídica e a reconstrução da autonomia feminina. Em seguida, o secretário de Segurança, Cel. Adalberto José Ferreira, detalhou o funcionamento do novo sistema tecnológico:

“O monitoramento recebeu um aditivo que permitirá ampliar a assistência às mulheres em situação de agressão, garantindo maior rapidez na resposta por meio do botão anti pânico e fortalecendo a segurança preventiva”.

A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Jéssyca Alencar, destacou a relevância de consolidar políticas públicas permanentes para enfrentar a violência de gênero.

“A ampliação dessa rede é fundamental para reduzir casos extremos. A proteção de políticas públicas voltada para as mulheres em nosso município é pioneira, e nossa gestão trabalha para aperfeiçoar continuamente cada ação direcionada às mulheres”, afirmou.

O ponto alto do evento foi a assinatura do Projeto de Lei que institucionaliza a Patrulha Maria da Penha em Araraquara. Após oficializar o documento, que será enviado à Câmara Municipal, o prefeito Dr. Lapena enfatizou o compromisso do governo com a segurança feminina e com a transformação cultural necessária para combater a violência doméstica.

“Feminicídio e violência contra a mulher são realidades que não podem ser naturalizadas. Sabemos das dificuldades e sofrimentos das mulheres e, por isso, precisamos de políticas eficazes de proteção, mas também de educação. É fundamental ensinar meninas e meninos que a violência não é admissível em nenhuma circunstância. Não podemos admitir que a mulher seja uma vítima crônica de violência”, declarou.

A mesa de honra foi composta pelo prefeito de Araraquara, Dr. Lapena; pela vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Meire Laurindo; pelo secretário de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana, Cel. Adalberto José Ferreira; pela secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Jéssyca Alencar; pela subsecretária de Políticas para Mulheres, Joana Lessa; e pelo comandante geral da Guarda Civil Municipal, Sírio Magalhães Jr. Também acompanharam a cerimônia o diretor do IML, Thiago Spironelli; a vice-presidente de Segurança Pública da OAB, Daniela Gurian; o titular da Delegacia de Defesa da Mulher, Marco Aurélio Gomes Barbosa.

Também estavam presentes o superintendente do DAAE, Willian Thomás Maréga; o secretário de Esporte e Lazer, João Henrique Silvestre; a secretária de Comunicação, Paula Cardoso; e o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Luís dos Santos.

A Prefeitura de Araraquara encerrou o evento reafirmando seu compromisso com políticas públicas de segurança e cidadania, essenciais para garantir a dignidade e a proteção das mulheres do município.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Biblioteca Infantojuvenil recebe 623 livros

Confira as atividades da VI Bienal Internacional de Gravura de Araraquara Lívio Abramo

Araraquara lança sistema municipal de proteção às mulheres com Botão do Pânico e Patrulha Maria da Penha

Testagens rápidas dão início a campanha de conscientização sobre o HIV/Aids

Confira as vagas de emprego disponíveis no PAT de Araraquara

CATEGORIAS