Encontro reuniu prefeitos, vereadores e secretários municipais para discutir estratégias de aprovação de projetos financiados pelo Fundo de Interesses Difusos
Na manhã desta quinta-feira (13) foi realizada na sala de reuniões do 6º andar da Prefeitura de Araraquara, uma reunião para tratar dos Projetos do Fundo de Interesses Difusos (FID). O encontro foi organizado pelos gabinetes dos deputados Carlão Pignatari e Luiz Carlos Motta, ambos representados pelo assessor Fabrício Vanzelli, que esteve presente no evento.
O encontro contou com a presença do prefeito Dr. Lapena, de prefeitos e vereadores de cidades da região, além de representantes de autoridades locais e secretários municipais. Também participou da reunião o palestrante Evandro Ferreira, que contribuiu com orientações técnicas e esclarecimentos sobre a elaboração e tramitação dos projetos.
Durante o encontro foram discutidas formas de fortalecer a elaboração e aprovação de projetos que possam receber recursos do FID — fundo estadual voltado ao financiamento de iniciativas que beneficiem a coletividade, especialmente nas áreas de meio ambiente, patrimônio cultural, defesa do consumidor e direitos humanos.
Na oportunidade, o prefeito de Araraquara destacou a importância de unir esforços entre os municípios e propôs a criação de um gabinete regional de projetos, com o objetivo de compartilhar experiências e potencializar as chances de aprovação das propostas.
O Prefeito Dr. Lapena defendeu a cooperação entre as cidades para aproveitar o que cada uma tem de melhor em termos técnicos e estruturais.
“Não temos que fazer o que queremos, precisamos fazer projetos que serão aprovados. E, nesse sentido, seria extremamente interessante a formação de um gabinete regional de projetos, capaz de reunir equipes qualificadas e integrar diferentes experiências municipais. Com uma estrutura conjunta, teremos mais eficiência e agilidade na elaboração das propostas, fortalecendo toda a região na busca por recursos do FID.” ressaltou.
O Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID) é administrado pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo e utiliza recursos provenientes de indenizações e multas aplicadas em ações civis públicas. Os valores são destinados a projetos de interesse coletivo, apresentados por prefeituras, órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos.
(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)
