N/A

Domingo (9): encerramento da FliSol celebra a literatura em todas as idades

Afeto, escuta e representatividade estarão presentes nas atividades no Teatro Municipal

O domingo (9) encerra a programação da 4ª FliSol – Festa Literária da Morada do Sol com um dia inteiro dedicado à literatura em suas múltiplas formas: das histórias para crianças à força da palavra que cura, conecta e transforma. A programação é gratuita e acontece no Teatro Municipal de Araraquara, com ingressos disponíveis pelo Sympla.

A manhã começa com encanto e imaginação. Às 9h, o grupo Espaço Arte apresenta o espetáculo “A Descoberta do Som”, que convida as crianças a mergulharem num universo de ritmo, música e descobertas. Logo em seguida, às 10h, a FliSolzinha – Literatura para Crianças traz autores e autoras convidados para um encontro cheio de fantasia e imaginação: Lucas Tannuri, Jobert Gaicher, Adam C. Rami, Lauro Monteiro, Maria Lúcia Outeiro Fernandes e Laura Mollinari, sob mediação de Larissa Mariano.

Às 11h, o ilustrador Lauro Monteiro apresenta, no saguão, as ilustrações do livro “O Abraço Mais Maravilhoso do Mundo”, de Maia Costa Pigot, e convida o público para uma oficina criativa inspirada na obra, promovendo uma vivência sensível que une literatura, arte e afeto.

A programação da tarde começa às 15h com o encontro “Biblioterapia – Novo Horizonte da Literatura”, uma conversa sobre o poder curativo das palavras e o impacto transformador da leitura na vida das pessoas, com a participação de Cidinha Pardini e biblioterapeutas convidadas.

Às 16h, o Sarau FliSol toma conta do saguão com o Sarau Delas e o Slam da Morada, celebrando a força da poesia falada e das vozes femininas e periféricas. Durante o encontro, acontece a entrega da 1ª Coletânea de Contos da FliSol aos autores e autoras e o lançamento do livro “Disingasgo – Livro Chucro”, da poeta araraquarense Beatriz Medeiros.

Às 17h, a música retorna com o espetáculo “Seresteiros cantam Músicas de Festivais”, unindo canção e memória no saguão do teatro.

A arte segue no palco com a apresentação da coreografia “Multidão Sem Palavras”, da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, e, às 18h, a mesa “Afeto em Tempos de Rede” propõe uma reflexão sobre amor, cuidado e conexões em um mundo cada vez mais digital. As autoras Bruna Santiago e Geni Núñez conversam sob mediação da escritora e ativista Amara Moira sobre as formas de construir laços e pertencimento em tempos de redes sociais e distâncias afetivas. A mesa promete um encontro potente entre literatura, identidade e os modos contemporâneos de se relacionar.

Encerrando a programação, às 19h30, a mesa “Lugar de Fala – O que precisa ser dito” reúne Luciene Vignoli Müller e Aline Midlej, com mediação de Lilian Liang, para discutir representatividade, escuta e o poder da palavra. Aline, jornalista premiada e apresentadora da GloboNews, e Luciene, escritora e palestrante cuja trajetória inspiradora atravessa o Brasil, dividem reflexões sobre o impacto da voz e da escuta em uma sociedade que ainda aprende a acolher diferentes experiências e perspectivas.

O domingo da FliSol encerra com poesia, afeto e potência — uma celebração da literatura como espaço de encontro, resistência e transformação. O Teatro Municipal de Araraquara está localizado na Av. Bento de Abreu, s/n°, no Jardim Primavera.

A programação completa da FliSol pode ser conferida no site www.flisol.com.br . A Festa Literária da Morada do Sol é uma realização do Ministério da Cultura e Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, e da Secretaria Municipal da Educação. Com parceiros e apoiadores como Sesc, Senac, Sesi, Unesp, Uniara, Instituto Federal de São Paulo, Academia Araraquarense de Letras, Hotel Municipal, Paraty Mobilidade, Casa do Saci, Café com Pernas, BRN Construtora, EPTV e EP FM, a FliSol chega este ano a sua 4ª edição e reforça seu papel como uma das principais plataformas culturais do interior paulista. O evento conta ainda com patrocínio da Necta e do Sicoob Araraquara.

SERVIÇO
FliSol – Festa Literária da Morada do Sol
Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° – Jardim Primavera)
Data: domingo (9 de novembro)
Ingressos gratuitos disponíveis no Sympla

Programação:
• 9h: A Descoberta do Som – Espaço Arte
• 10h: Literatura para Crianças – FliSolzinha com Lucas Tannuri, Jobert Gaicher, Adam C. Rami, Lauro Monteiro, Maria Lúcia Outeiro Fernandes e Laura Mollinari. Mediação: Larissa Mariano
• 11h: O Abraço Mais Maravilhoso do Mundo – Oficina com Lauro Monteiro (saguão)
• 15h: Biblioterapia – Novo Horizonte da Literatura – com Cidinha Pardini e convidadas (saguão)
• 16h: Sarau FliSol – com Sarau Delas e Slam da Morada + entrega da 1ª Coletânea de Contos e lançamento do livro “Disingasgo”, de Beatriz Medeiros
• Apresentação: Coreografia “Multidão Sem Palavras” – EMD Iracema Nogueira
• 17h: Música e Literatura – Seresteiros cantam Músicas de Festivais (saguão)
• 18h: Mesa “Afeto em Tempos de Rede” – com Bruna Santiago e Geni Núñez. Mediação: Amara Moira
• 19h30: Mesa “Lugar de Fala – O que precisa ser dito” – com Luciene Vignoli Müller e Aline Midlej. Mediação: Lilian Liang

Programação gratuita – ingressos pelo Sympla

(SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Situação Atual – Represa do Parque Pinheirinho

Domingo (9): encerramento da FliSol celebra a literatura em todas as idades

Secretaria de Desenvolvimento Social recebe doação de brinquedos

FliSol celebra literatura, música e infância nesta sexta-feira (7), no Teatro Municipal

Equipe de nutrição da Santa Casa realiza ação em prol ao Dia Mundial da Alimentação

CATEGORIAS