Programação gratuita no Teatro Municipal reúne literatura, música e ancestralidade
A programação da 4ª FliSol – Festa Literária da Morada do Sol deste sábado (8) vem com emoções, diálogos inspiradores e celebrações da cultura em suas múltiplas linguagens. O Teatro Municipal será o palco de uma jornada literária que atravessa a música, a ancestralidade e as histórias que unem o Brasil e a África, com entrada gratuita em todas as atividades.
A manhã começa às 9h com o Café Literário, uma parceria entre a FliSol e a Academia Araraquarense de Letras, que traz a participação especial do grupo Coro e Osso, de Matão, com o espetáculo “Vem Ver!” — uma combinação de música e poesia que convida à escuta ativa e à celebração da palavra. A programação se estende com o grupo Seresteiros com a família Pires — Kris, Luciana, Monika, Maurício e Guga — sob direção de Luís de Toledo (Lilico), apresentando o show “Seresteiros cantam Vinicius”, uma homenagem poética à obra de Vinicius de Moraes, marcada pela beleza e emoção da canção brasileira.
À tarde, a partir das 16h, o foco se volta para o universo das HQs na mesa “Histórias em Quadrinhos”, que reúne o jornalista e curador Sidney Gusman, referência nacional no segmento, e os vencedores do edital de HQ da FliSol — Léo Prandi, Leonardo Pascoal, Andrej Biasic e Éric Baket. A mediação será do pesquisador e quadrinista Murilo Alves Perin (Mupa), em uma conversa sobre criação, narrativa visual e o poder das histórias desenhadas. Durante a mesa, será lançada e entregue aos autores e autoras a 1ª Coletânea de Contos da FliSol.
Logo depois, às 17h, acontece a mesa “Ancestralidade”, com a presença da filósofa e escritora Helena Theodoro e da autora Esmeralda Ribeiro, sob mediação do professor Dagoberto Fonseca. O encontro propõe uma reflexão sobre as memórias e as raízes que moldam nossas histórias. Doutora em Filosofia e primeira mulher negra a conquistar esse título no Brasil, Helena Theodoro é uma das maiores referências nos estudos sobre cultura afro-brasileira, religiões de matriz africana e samba.
Às 18h, o saguão do Teatro Municipal se enche novamente de música e literatura com o show “Seresteiros cantam Samba de Roda”, reunindo público e artistas em uma celebração viva da cultura popular.
Encerrando o dia, às 19h30, a mesa “África – Brasil” promove um diálogo intenso e poético entre Cristiane Sobral e Tchakaze, com mediação da escritora e pesquisadora Kiusam Oliveira. A conversa coloca em pauta a literatura como ponte entre continentes, vozes e memórias, exaltando a potência da escrita negra contemporânea e o legado cultural afro-brasileiro.
A programação completa da FliSol pode ser conferida no site do evento: www.flisol.com.br. A Festa Literária da Morada do Sol é uma realização do Ministério da Cultura e Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, e da Secretaria Municipal da Educação. Com parceiros e apoiadores como Sesc, Senac, Sesi, Unesp, Uniara, Instituto Federal de São Paulo, Academia Araraquarense de Letras, Hotel Municipal, Paraty Mobilidade, Casa do Saci, Café com Pernas, BRN Construtora, EPTV e EP FM, a FliSol chega este ano a sua 4ª edição e reforça seu papel como uma das principais plataformas culturais do interior paulista. O evento conta ainda com patrocínio da Necta e do Sicoob Araraquara.
SERVIÇO:
FliSol – Festa Literária da Morada do Sol
Local: Teatro Municipal de Araraquara
Data: sábado (8 de novembro)
• 9h: Café Literário com Coro & Osso, Seresteiros cantam Vinicius e Academia Araraquarense de Letras
• 16h: Mesa “Histórias em Quadrinhos” – com Sidney Gusman, Léo Prandi, Leonardo Pascoal, Andrej Biasic e Éric Baket. Mediação: Murilo Alves Perin (Mupa)
• 17h: Mesa “Ancestralidade” – com Helena Theodoro e Esmeralda Ribeiro. Mediação: Dagoberto Fonseca
• 18h: Música e Literatura – “Seresteiros cantam Samba de Roda” (saguão)
• 19h30: Mesa “África – Brasil” – com Cristiane Sobral e Tchakaze. Mediação: Kiusam Oliveira
Programação gratuita
– ingressos pela plataforma Sympla (www.sympla.com.br/produtor/flisol)
(SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA)

