N/A

Quilombo Rosa recebe programação da Semana do Maracatu durante todo o sábado (8)

Espaço será o palco principal das vivências formativas, com início da programação às 9h; Noite Cultural “Cuscuz com Coco”, feira de artesanato e show musical com Gabirú Elétrico encerram as atividades

No sábado (8), o Quilombo Rosa será o palco principal da programação gratuita da 2ª Semana do Maracatu de Araraquara, com oficinas durante o dia e uma programação especial à noite, com a Noite Cultural “Cuscuz com Coco”.

Cedo e à tarde tem oficina de percussão e é solicitado aos participantes que tiverem instrumentos musicais, leva-los. As vivências formativas tem início às 9h com a oficina de percussão “A Ciência do Baque Virado”, ministrada por Éder “O” Rocha, da Nação Estrela Brilhante do Recife. A proposta une prática e reflexão para apresentar o Maracatu de Baque Virado segundo a tradição da Nação Estrela Brilhante do Recife, explorando seus fundamentos rítmicos, históricos e culturais.
Éder, referência nacional no ensino e difusão do baque virado, conduz o público por um mergulho na musicalidade afro-pernambucana — abordando ritmo, voz, orquestração e ancestralidade.

Depois, às 14h, será realizada a oficina de percussão com Mestre Hugo Leonardo, da Nação Leão da Campina, e também da oficina de Agbê conduzida pela Sub-Mestra Nataly Valverde.

Hugo Leonardo é o criador do sotaque Baque Angola e uma das principais referências do Maracatu Nação. Sua oficina propõe uma imersão no Baque Virado a partir de suas vivências no candomblé, valorizando os fundamentos espirituais e musicais que sustentam o Maracatu Nação.

Paralelamente à oficina de Mestre Hugo, o Quilombo Rosa recebe a Sub-Mestra Nataly Valverde, da Nação Leão da Campina, para uma oficina de Agbê, das 14h às 17h. Durante a Semana do Maracatu, Nataly compartilha os fundamentos dos Agbês da única Nação de Maracatu Angola do mundo, em uma vivência repleta de ancestralidade, ritmo e resistência feminina.

Iniciada no Candomblé Angola por Mãe Nadja, Nataly recebeu a missão de conduzir o naipe de Agbês da Nação Leão da Campina, tornando-se Sub-Mestra aos 17 anos. Jovem negra da periferia de Recife, ela também é backing vocal e percussionista do grupo Coco de Besouro Mangangá.

As oficinas são abertas a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia: basta chegar e participar!

Cuscuz com Coco

À noite, das 19h às 23h, o Quilomba Rosa ganha ainda mais energia com a Noite Cultural, no estacionamento com música, convivência e gastronomia afetiva para fortalecer a vida cultural na Zona Norte.

O microfone aberto “Cuscuz com Coco” tem início às 19h, a fim de valorizar vozes e talentos do território; depois, às 21h, será realizado o show da banda “Gabirú Elétrico”, em clima de manguebeat. Além da programação artística, haverá feirinha com espetinho, pastel, bebidas, doces e pão de mel.

A banda araraquarense Gabirú Elétrico, de manguebeat, apresenta um show especial com repertório dos álbuns “Da Lama ao Caos” e “Afrociberdelia”, de Chico Science & Nação Zumbi. O grupo celebra a estética do mangue — mistura pulsante de maracatu, rock, hip hop e música eletrônica — em um espetáculo de alta energia, riffs marcantes e grooves percussivos que convocam o público para cantar e dançar.

No repertório, um passeio pela obra que consagrou o movimento recifense nos anos 1990, com músicas dos álbuns “Da Lama ao Caos” e “Afrociberdelia” (Chico Science & Nação Zumbi), além de leituras que ressaltam alfaias, linhas de baixo hipnóticas e guitarras em diálogo com a poesia urbana. É um tributo potente à inventividade do mangue e à sua força como gesto cultural e político.

A programação é aberta, acessível e feita para toda a família, sem necessidade de ingressos. A 2ª Semana do Maracatu em Araraquara tem a realização e a curadoria da Associação Cultural Maracatu Sementes Crioulas, com apoio do Sesc Araraquara, da Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, além da banda Gabirú Elétrico, da Nação Leão da Campina e do Abassá Kaiangu Kia Itembú.

O Quilombo Rosa está localizado na Avenida Lázaro Machado, 1150, no bairro Valle Verde. A 2ª Semana do Maracatu em Araraquara tem a realização e a curadoria da Associação Cultural Maracatu Sementes Crioulas, com apoio do Sesc Araraquara, da Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, além da banda Gabirú Elétrico, da Nação Leão da Campina e do Abassá Kaiangu Kia Itembú.

SERVIÇO:
2ª Semana do Maracatu
Local: Quilombo Rosa (Avenida Lázaro Machado, 1150 – Valle Verde)
Data: sábado (8)

  • Programação:
    9h às 12h: Oficina de Percussão: EderBaque – A Ciência do Baque Virado (com Eder “O” Rocha)
    14h às 17h: Oficina de Percussão: Mestre Hugo Leonardo – Nação Leão da Campina
    14h às 17h: Oficina de Agbê: Sub-Mestra Nataly Valverde – Nação Leão da Campina
    19h às 23h: Noite Cultural “Cuscuz com Coco”
    21h às 22h30: show com Gabirú Elétrico (Manguebeat)

Programação gratuita

(SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Feira Pets & Cia. reúne grupos e protetores independentes dedicados à causa animal no Parque Infantil (dia 8)

Quilombo Rosa recebe programação da Semana do Maracatu durante todo o sábado (8)

Lirinha é destaque na quinta (6) da FliSol com a mesa “Raízes do Encantado”

O que comer no dia do ENEM: alimentação leve e energética para garantir bom desempenho 

O Movimento Neomarginal participa da XXVI Semana de Letras da UNESP em Araraquara

CATEGORIAS