Na quinta-feira, dia 6, os poetas que vivem em São Paulo, Vitor Miranda e Ikaro Maxx, aparecem pela cidade para se juntar ao poeta Tadeu Marcato. Os três integrantes do Movimento Neomarginal ministrarão um mini curso sobre publicação independente e contarão a história do Selo Neomarginal de auto publicação. Uma criação de Vitor com o poeta Henrique Pitt e que selou diversas publicação de autoras e autores independentes. Vão compartilhar com o público suas experiências desde a preparação do texto até a circulação de livros, passando pelo produção do objeto livro.
Também estarão com seus livros publicados pelo Selo Neomarginal para o público adquirir.
O mini curso acontece no ANFI C das 10h30 às 12h30.
Após a conversa os três se juntam às escritoras multi artistas Lilian Penteado e Cintia Santos para uma mesa redonda sobre a Literatura Neomarginal onde falarão sobre seus textos tanto na prosa quanto na poesia e na literatura infantil.
E sobre a importância de uma literatura produzida às margens do mercado como formadora de leitores e utensílio para a educação brasileira.
A conversa acontece no ANFITEATRO B na quinta-feira das 14h às 16h.
Minibios:
Movimento Neomarginal nasceu em 2019 a partir de uma reunião de artistas em volta da frase “para tudo há um novo, menos para o marginal” de Vitor Miranda. Com o intuito de ironizar o mercado e suas práticas, colocaram o Neo em frente ao Marginal e começaram a organizar seus próprios eventos, publicações e a homenagear marginais de outras épocas. Hoje participam de grandes eventos onde buscam divulgar suas obras e servir de ponte para artistas independentes e sair ileso das armadilhas que o mercado arma para artistas que ainda buscam seu espaço e construção de público.
Cintia Almeida da Silva Santos, mãe do Lucas – autora dos livros infantojuvenis antirracistas comi: Minha mãe usa touca de cetim, Autora do livro de poesias: In vitro: escreviências-poéticas de uma mãe preta. Possui capítulos de livros nas obras: Pós doutorado em andamento pela UFScar. Bibliotecária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Araraquara. Membra da Academia Araraquarense de Letras.
Vitor Miranda é escritor, poeta e produtor cultural.
autor de sete títulos com destaque para os livros de contos “O que a gente não faz para vender um livro?” e “Os ratos vão para o céu?” onde traz uma escrita de ritmo dinâmico e o humor através da ironia e do sarcasmo. em “Os ratos…” ele levanta a temática da perversão humana ao narrar histórias envolvendo crianças.
Junto com a Banda da Portaria vem apresentando shows em unidades do Sesc e casas de shows em São Paulo. lançaram mais de dez singles nas plataformas de streaming. com destaque para para sua parcerias com a poeta Alice Ruiz (Vida) e com o cantor Rubi (Nos tira pra dançar).
Idealizador do Movimento Neomarginal e um dos agitadores culturais do grupo que vem movimentando a cena artística independente.
Lilian Penteado nasceu em Araraquara, é arquiteta e urbanista de formação, multiartista e autora do livro de poesias Elefante no Dente, finalista do II Premio Candango de Literatura. Faz parte do grupo MEMENTO 832 desde 2010, o qual foi criado a partir do fanzine de mesmo nome. Em seus trabalhos explora a intersecção entre fotografia, performance e escrita. Realiza oficinas e cursos, com destaque para “Solte O Verbo” e “Ventre” (neologismos), “Livre-se” (livro de artista) e “AVIVACARNE, o corpo da escrita e a escrita do corpo”.

