Serviço contabiliza cerca de 1,2 milhão de demandas respondidas até o final de setembro, ante 763.000 registradas no mesmo período do ano passado
Com apoio da tecnologia, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) registra aumento de 57% nas demandas respondidas em 2025, quando comparado o período de janeiro a setembro ao mesmo intervalo do ano passado.
O SAC respondeu a 1.197 milhão de manifestações desde o início do ano, ante 762.948 nos três primeiros trimestres de 2024. Em relação a 2023, o salto é ainda maior: os números cresceram nove vezes (831%), já que o serviço atendeu a 128.658 demandas entre janeiro e setembro do ano retrasado.
Canal aberto para solicitar informações, esclarecer dúvidas, requerer serviços e registrar reclamações, o SAC tem se beneficiado do avanço no uso da tecnologia, que reduz o tempo de resposta às manifestações e, dessa forma, permite um número maior de atendimentos.
Hoje, uma demanda aguarda em média 14 horas por uma resposta. Em 2023, por exemplo, o tempo médio de espera era de 18 horas. Ou seja, além de um aumento no número de manifestações respondidas, o Detran-SP diminuiu, em média, 22% o tempo de respostas.
“A tecnologia é uma facilitadora, contribuindo para a melhora nos serviços, que devem ter agilidade, eficiência e clareza, pensando no bem-estar da população”, diz Lucas Papais, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran-SP, órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).
Sobre o Detran-SP
O Detran-SP tem o compromisso de prevenir sinistros e preservar vidas e a missão de gerir um sistema de trânsito mais seguro e eficiente entre todos os modais. O órgão busca oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.
A transformação digital em curso na autarquia visa melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Dos 109 serviços oferecidos, 76 já são disponibilizados em formato totalmente digital, não exigindo deslocamentos dos cidadãos para a sua conclusão.
Maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento Estadual de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 35 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.
(Assessoria de Imprensa – Detran-SP)