Documento aponta necessidade de reforma no Ginásio da Pista e na Pista de Atletismo
Relatos de precariedade na infraestrutura do Ginásio de Esportes “Guilherme Fragoso Ferrão” e da Pista de Atletismo “Armando Garllippe” motivaram o Requerimento nº 1579/2025, enviado pelo vereador Rafael de Angeli (Republicanos) à Prefeitura.
De acordo com o documento, os espaços não possuem iluminação adequada, pontos de água potável e segurança patrimonial no período noturno, além de estarem vulneráveis a furtos de fiação elétrica.
Angeli destaca que os locais, frequentados por atletas vinculados à Fundesport e por pessoas que realizam atividades físicas, têm grande relevância para a promoção do esporte, do lazer e da saúde.
Apontando expectativas de melhoria, o vereador questiona se existe projeto ou estudo para a realização de reformas nas dependências do ginásio e da pista e se há previsão para implantação de estruturas como academia, espaço de fisioterapia e arquibancadas nos espaços.
Documento pede equipamentos de ginástica para praça no Vila Bela Vista
Na quarta-feira (1º), o vereador Enfermeiro Delmiran (PL) apresentou a Indicação nº 4537/2025, solicitando à Prefeitura a aquisição de equipamentos de ginástica para a praça Complexo Viário “Dr. Geraldo Amaral Arruda”, localizada na Rua Hugo Negrini, nº 405, no bairro Vila Bela Vista.
De acordo com o parlamentar, a praça é bastante frequentada por moradores da região e também por pessoas de outros bairros, o que reforça a importância de oferecer infraestrutura adequada para a prática de atividades físicas.
Para Delmiran, a iniciativa busca valorizar o espaço público e torná-lo mais atrativo para diferentes faixas etárias, fortalecendo ainda a integração entre os moradores em um ambiente acessível e acolhedor.
Execução e condições de trabalho do ‘Consultório na Rua’ são alvo de questionamentos
O programa Consultório na Rua, instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tem como objetivo ofertar atenção integral à saúde da população em situação de rua, de forma itinerante, multiprofissional e integrada às demais redes de atenção.
Considerando a publicação da Portaria nº 7.799, de 20 de agosto de 2025, que atualiza as regras de credenciamento e custeio das Equipes de Consultório na Rua (eCR) no âmbito do SUS, o parlamentar encaminhou um Requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a execução e condições de trabalho do programa.
No documento, o vereador Enfermeiro Delmiran (PL) pergunta quantos casos/pacientes foram atendidos pelo Programa Consultório na Rua no município nos últimos 30 dias, qual é a composição atual da equipe multiprofissional em Araraquara (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, motoristas etc.), como está o processo de credenciamento das equipes de Consultório na Rua referente à Portaria nº 7.799, e se há previsão de ampliação ou adequações.
Questiona ainda se os profissionais vinculados ao programa recebem adicional de insalubridade e periculosidade e, em caso positivo, qual percentual e com base em qual laudo técnico; e em caso negativo, encaminhar justificativa técnica.
Pede ainda cópia dos laudos de insalubridade e periculosidade emitidos para as funções de médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e motorista da equipe, com a fundamentação nas Normas Regulamentadoras correspondentes (NR-15 e NR-16).
Finalizando, ele indaga se existe previsão de atualização, capacitação ou suporte adicional para as equipes, visando adequação às novas diretrizes nacionais e às demandas crescentes da população em situação de rua, e como está sendo realizada a articulação entre o programa e as demais políticas públicas (Cras, Creas, Caps, hospitais etc.) para garantir integralidade no atendimento.
Represa do Parque Pinheirinho segue interditada por tempo indeterminado, afirma Defesa Civil
A represa do Parque Pinheirinho seguirá fechada por tempo indeterminado, informou a Subsecretaria de Defesa Civil. O local foi interditado totalmente após um laudo do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) apontar uma contaminação na água por coliformes totais e Escherichia coli (E.coli).
A informação foi obtida a partir de resposta ao Requerimento nº 1418/2025, de autoria das vereadoras Fabi Virgílio, Filipa Brunelli e Maria Paula (todas do PT) e dos vereadores Alcindo Sabino e Paulo Landim (ambos do PT), Aluisio Boi e Marcão da Saúde (ambos do MDB) e Guilherme Bianco (PCdoB).
De acordo com o documento, a comissão técnica de estudos para avaliação das condições ambientais, sanitárias, estruturais e de saneamento básico da represa do Pinheirinho foi instituída pela Prefeitura em 4 de agosto, “com o objetivo de diagnosticar as causas da contaminação e propor soluções técnicas para a sua recuperação”.
Também foram determinados emergencialmente o esvaziamento controlado da represa, o manejo adequado das espécies aquáticas, a limpeza completa do leito da represa e a avaliação técnica das estruturas que compõem o local.
Documento sugere participação de profissionais da saúde em reformas das unidades do município
O vereador Enfermeiro Delmiran (PL) enviou uma Indicação à Prefeitura, sugerindo que os profissionais de saúde participem do processo de elaboração e adequação dos projetos de construção, reforma e ampliação das unidades de saúde do município.
Para Delmiran, o envolvimento técnico dos profissionais da saúde pode evitar retrabalhos e gastos desnecessários com futuras adaptações, assegurando que as intervenções estejam alinhadas às normas sanitárias, de segurança e de boas práticas assistenciais.
Ainda segundo ele, a Indicação busca promover maior eficiência na aplicação dos recursos públicos e melhorias na infraestrutura das unidades de saúde, refletindo diretamente na qualidade do cuidado prestado à população de Araraquara.
Moradores pedem melhorias em ruas e fiscalização de terrenos no Portal das Laranjeiras
O vereador e presidente da Câmara, Rafael de Angeli (Republicanos), é autor de três indicações enviadas à Prefeitura para solicitar melhorias no Portal das Laranjeiras. Localizado na região oeste de Araraquara, ao lado da Rodovia Washington Luís (SP-310), o bairro ainda possui ruas de terra, sem pavimentação.
O parlamentar esteve em visita de fiscalização ao Portal das Laranjeiras e se reuniu com moradores. Para ouvir as demandas da população, também esteve na agenda o subsecretário municipal de Obras Públicas, Ernesto Vellosa.
Por isso, em um dos documentos, Angeli pede que sejam realizados serviços de nivelamento e correção de buracos e pedregulhos, com o objetivo de garantir condições mínimas de mobilidade, segurança e conforto à população até que seja possível a pavimentação definitiva.
Asfaltar o bairro todo custaria R$ 18 milhões, segundo um estudo da Prefeitura apresentado aos moradores pelo subsecretário, que enfatizou a dificuldade orçamentária enfrentada pelo Município.
Demarcação das vias
Em outra indicação, o chefe do Legislativo solicita correção na demarcação das ruas do bairro, pois há inconsistências na identificação, nomeação e delimitação das vias, gerando dificuldades para moradores, serviços públicos, entregadores e visitantes.
Terrenos
Por fim, Angeli também pede que o Executivo intensifique a fiscalização de terrenos com mato alto no Portal das Laranjeiras.
Bairros Lupo I e II seguem sendo atendidos pelas linhas de ônibus ‘Rodorib’ e ‘Shopping’
Em fevereiro de 2025, a pedido de um coletivo de usuários, o itinerário da linha de ônibus “Shopping” passou a contemplar o interior do bairro Residencial Lupo, informa a Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana. Os bairros Lupo I e Lupo II passaram, então, a ser atendidos pelas linhas regulares “Rodorib” e “Shopping”, além da “Vale do Sol”, que opera a 400 metros da região central do bairro.
A informação foi solicitada por meio do Requerimento nº 1483/2025, enviado ao Poder Executivo por Filipa Brunelli (PT). Segundo a vereadora, o gabinete vinha recebendo relatos de que os ônibus não estavam circulando pelo interior dos bairros mencionados, “prejudicando a população que depende do transporte coletivo para o deslocamento diário”.
De acordo com a pasta, o acompanhamento diário dos ônibus por meio de sistema de GPS permite verificar que as linhas têm cumprido os horários previstos. Para atender os moradores no período da manhã, a linha “Shopping”, no sentido de ida, tem realizado o mesmo itinerário da linha “Rodorib”.
Sobre o atendimento aos bairros Lupo I e II, “não há registros de solicitações formais quanto a ajustes de itinerário para os bairros mencionados. Ressaltamos que eventuais alterações são avaliadas com base em critérios técnicos, respeitando sempre o interesse coletivo da população”, declara a secretaria.