O Hospital São Paulo Unimed Araraquara é acreditado com excelência pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. “Sabemos que o processo de acreditação é árduo, exige disciplina e resiliência de toda a equipe. No entanto, a Unimed foi capaz de demonstrar o quanto está comprometida em oferecer atendimento mais seguro. Tudo começou em 2013, quando a instituição iniciou a busca pelo selo de acreditação e, ano após ano, atingiu níveis que culminaram em excelência. Isso evidencia o compromisso da Unimed com um atendimento mais seguro, com foco na jornada do paciente”, afirma Gilvane Lolato, gerente geral de Operações da ONA.
Para o diretor do Hospital Unimed Araraquara, dr. Antônio Carlos Durante, alcançar o mais alto nível de certificação da ONA representa um avanço significativo na qualidade e na segurança dos serviços de saúde do hospital. “Isso se traduz em ganhos para a instituição, para seus pacientes e para a comunidade. A acreditação com excelência confere reconhecimento, credibilidade e competitividade ao hospital. Para os pacientes, garante atendimento mais seguro, eficiente e orientado à qualidade. A comunidade se beneficia com um serviço de saúde mais confiável e de alta qualidade”, afirma.
Dr. Durante relata que, logo no início do processo de acreditação, enfrentou alguns desafios importantes. “Fazer auditorias internas nas unidades e enviar notificações ao núcleo do paciente gerava desconforto entre colaboradores e coordenadores. Com o tempo, essa cultura amadureceu, fortalecendo o comportamento de todos os profissionais. Afinal, possuir uma certificação atrai profissionais de saúde qualificados que buscam ambientes de trabalho que valorizem a segurança e a qualidade”, ressalta.
Estrutura do Hospital
Atualmente, seu corpo clínico é composto por 375 médicos, divididos em 41 especialidades. Ao mês, a unidade realiza mais de 1.100 internações, cerca de 10.300 atendimentos na unidade de emergência, mais de 38 mil exames laboratoriais, e aproximadamente 980 cirurgias. Como parte de sua estratégia, a instituição planeja construir um prédio de hotelaria para ampliar sua unidade de emergência, UTIs e centro cirúrgico
A importância da acreditação
Para Gilvane Lolato, um dos grandes impactos positivos da acreditação está na eficiência operacional. “Ao buscar a acreditação, muitas instituições passam a revisar seus processos internos e identificar oportunidades de melhoria. Isso pode resultar em menos desperdícios, melhor uso dos recursos disponíveis e mais agilidade em áreas como a gestão de leitos, agendamento de procedimentos e o fluxo dos pacientes”, completa.
Além de estabelecer padrões, os programas de acreditação oferecem apoio às instituições de saúde, com ferramentas práticas, capacitações, materiais educativos e até consultorias especializadas. “Conquistar a acreditação é um grande passo, mas manter essa certificação exige comprometimento contínuo. É um processo vivo, que convida à evolução constante para garantir qualidade ao longo do tempo”, conclui Gilvane.
Sobre a ONA – Atualmente, das mais de 380 mil organizações de saúde registradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), 2.329 são acreditadas. Deste total, a ONA é responsável por 74% das certificações, o que corresponde a mais de 1.700 instituições, sendo 430 hospitais. Dos 380 mil serviços de saúde cadastrados no CNES, 0,45% das instituições de saúde são certificadas no Brasil.
(LN Comunicação)