Colaboração: João Luiz Ultramari
Nossa querida Araraquara completa 208 anos de emancipação. Aqui nasci, sempre morei, estudei (contabilidade e direito), criei meus filhos, tenho muitos amigos e participei da diretoria de diversas empresas e entidades, do poder Legislativo e Executivo. Parabenizo ARARAQUARA e agradeço por tudo que consegui, não esquecendo dos meus queridos pais, João e Conceição, que já se foram.
Presto uma homenagem a todos que já se foram e muito fizeram por Araraquara, através do saudoso amigo Waldemar De Santi, que aqui também nasceu, estudou (contabilidade e direito), constituiu família com nossas saudosas amigas Carmem (foto 01 anexa) e filha Júnia Maria.
Waldemar De Santi, foi um exemplo de contabilista, empresário e político. Foi Vereador por 21 anos e Prefeito por 3 mandatos.
Falar de De Santi, gostaria de citar alguns fatos em que participei com ele: como Vereador e Prefeito sempre ligava para ajudar muitas pessoas e empresas, quer na área contábil, previdenciária e depois jurídica.
Fomos da primeira turma da Faculdade de Direito de Araraquara/Fefiara, hoje Uniara, onde convivemos por quase quatro anos, não esquecendo que nos intervalos das aulas ele convidava para ir comer melancia na quitanda da esquina da faculdade.
Exercendo o mandato de vereador, pediu-me para integrar sua equipe no executivo como Secretário de Transporte e Trânsito, para dar vaga ao meu suplente João Luiz Fodra. Depois de pensar muito e conhecer o funcionamento do legislativo, aceitei, com as seguintes condições: João Fodra assumiria, depois pediria licença por 90 dias para que os demais suplentes, Samuel Brasil Bueno e João Ferreira da Silva, participassem por 30 dias do mandato. Acho que foi a primeira vez que houve essa alternância na Câmara e que, como Secretário, não assumiria questão financeira (ficaria com o Prefeito). Conseguimos fabricar as placas de sinalização e nomes de ruas, reduzindo o custo para praticamente 30% (fotos 02 e 03).


Outro fato importante que aconteceu foi quando o superintendente da Polícia Federal do Estado de São Paulo procurou a Prefeitura para ver a possibilidade de instalação de uma Delegacia em Araraquara. Como estava na sala do Prefeito (que estava em outra reunião), pediu para atendê-lo. Após reunião, passei ao Prefeito os benefícios para a cidade, de imediato aprovou e conseguimos prédio, móveis, funcionários provisórios e hoje temos a DELEGACIA FEDERAL EM ARARAQUARA. (fotos 04, 05 e 06).



Também não poderia esquecer do convênio feito com o Consulado Italiano em São Paulo, onde conseguimos equipamentos para o Circulo Italiano de Araraquara e ensinamento da língua Italiana para nossos professores (Araraquara tem em torno de 50% descendentes de Italianos), motivo pelo qual como vereador e presidente e fundador do Circulo Italiano em Araraquara, homenageamos o Cônsul com o título de Cidadão Araraquarense, mas infelizmente não houve tempo para incluir a língua italiana no ensino (foto 07).

De Santi comparecia a todos os convites recebidos, a exemplo da Escola Liceu Monteiro Lobato e Sindicatos de trabalhadores (fotos 08 e 09).


Coisas do De Santi…