N/A

Câmara aprova cassação de mandato do vereador Emanoel Sponton

Por unanimidade de votos dos 16 vereadores presentes, o parlamentar foi considerado culpado de denúncia sobre “rachadinha”

Em Sessão Extraordinária, realizada na segunda-feira (18), o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) teve seu mandato cassado na Câmara Municipal. Por unanimidade, o parlamentar, que não compareceu ao julgamento para se defender, foi considerado culpado das denúncias de seus ex-assessores sobre terem sido obrigados a devolver parte dos salários como condição para manter seus cargos no gabinete, prática conhecida como “rachadinha”.

Conduzido conforme as regras do Decreto-Lei Federal nº 201/1967 pelo presidente da Casa de Leis, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos), o julgamento começou pela leitura do parecer final da Comissão Processante, realizada pelo relator do grupo, o vereador Cristiano da Silva (PL). No documento, protocolado em 23 de julho, a comissão propôs a cassação do mandato de Sponton, após investigar o caso, ouvir testemunhas e a defesa do parlamentar.

Em seguida, os vereadores presentes tiveram 15 minutos cada um para expressar sua opinião. Como não houve defesa, a etapa seguinte foi a votação, que resultou na cassação, por unanimidade, do mandato do parlamentar. Os vereadores votaram de forma nominal e ao microfone, conforme definido ao início da Sessão em Plenário. O Presidente da Câmara deverá comunicar à Justiça Eleitoral a decisão do parlamento.

A cadeira do vereador será ocupada pelo próximo suplente do partido.

Também estiveram presentes os vereadores Alcindo Sabino (PT), Aluisio Boi (MDB), Coronel Prado (Novo), Dr. Lelo (Republicanos), Enfermeiro Delmiran (PL), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Geani Trevisóli (PL), Guilherme Bianco (PCdoB), Marcão da Saúde (MDB), Marcelinho (Progressistas), Maria Paula (PT), Michel Kary (PL) e Paulo Landim (PT).

Para ver e rever

A Sessão Extraordinária foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da Claro TV, Facebook e YouTube, onde também é possível conferir o evento na íntegra.

(Setor de Imprensa – Câmara Municipal de Araraquara)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trauma ocular é a principal causa de cegueira antes dos 50 anos

Câmara aprova cassação de mandato do vereador Emanoel Sponton

Balanço do 1º semestre de governo: Secretaria de Agricultura e Abastecimento reforça apoio ao produtor rural e à agricultura familiar

‘Parte de Mim’: especiais resgatam memórias afetivas que contam histórias de bairros em Araraquara

Em Sessão Extraordinária, Câmara aprova crédito de R$ 14,5 milhões para vale-alimentação dos servidores municipais

CATEGORIAS