N/A

Sábado (16) tem “Olubajé” no Encontro de Tambores

Olubajé significa “banquete do rei”; ritual de oferendas e partilha de alimentos é realizado em para celebrar e agradecer ao Rei Obaluaiê, orixá associado à terra, à cura e também à morte

Na noite do sábado (16), às 20h, será realizado o Olubajé, do Babalorixá Izaías de Obaluaiê. A atividade gratuita faz parte do IV Encontro de Tambores Ecos de Ngoma, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart com apoio da Subsecretaria de Políticas Étnico-Raciais, da Secretaria Municipal da Educação e do Sesc Araraquara, e faz parte das atividades comemorativas dos 208 anos de Araraquara.

Olubajé significa “banquete do rei”, uma reverência ao Rei Obaluaiê, “Senhor da Terra”. Um ritual de oferendas e partilha de alimentos, realizado em terreiros de Candomblé para celebrar e agradecer ao Rei Obaluaiê, um orixá poderoso associado à terra, à cura e também à morte.

De acordo com o Babalorixá Izaías de Obaluaiê, “as pessoas vêm comer desse alimento e pedir a saúde, fazer agradecimento ao Obaluaiê por ter passado um ano bom e para que tenham mais um ano cheio de saúde. Para que Obaluaiê passe também abençoando todas as pessoas que aqui estarão. O Rei Obaluaiê vem em terra para poder abençoar todas as pessoas que estão aqui, por isso esse é um dia de graça, para agradecer e pedir a nossa saúde.”

Para o Olubajé, as comidas são preparadas com ingredientes variados, representando a fartura da terra e a diversidade da natureza. Um cortejo com cantos e rezas acompanha a apresentação das comidas, demonstrando respeito e reverência ao Rei Obaluaiê. Ao comerem juntos, os participantes compartilham a energia e a força de Obaluaiê, buscando a cura e a renovação espiritual.

O evento é aberto a adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana. A atividade acontece na Rodovia Engenheiro Thalles de Lorena Peixoto júnior Km 264 (Ribeirão Preto-São Carlos), no condomínio Aporá de São Fernando (travessa 8, chácara 30).

SERVIÇO:
“Olubajé”, do Babalorixá Izaías de Obaluaiê (IV Encontro de Tambores Ecos de Ngoma)
Local: Rodovia Engenheiro Thalles de Lorena Peixoto júnior Km 264 (Ribeirão Preto-São Carlos) – condomínio Aporá de São Fernando (travessa 8, chácara 30)
Data: sábado (16 de agosto)
Horário: 20 horas

Grátis

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Oficina de Toques e Pontos de Umbanda abre programação do Encontro de Tambores neste sábado (16)

Câmara participa de lançamento de projeto de judô na escola do Maria Luiza

Sábado (16) tem “Olubajé” no Encontro de Tambores

Feira Axé das Artes reúne empreendedores com produtos relacionados às culturas de matriz africana

Morada de Luz está com inscrições abertas para novas Oficinas Culturais

CATEGORIAS