N/A

Sinsaúde se reúne para debater desafios da nova diretoria

Presidente do sindicato reforçou a importância da participação ativa da categoria na luta por melhores condições salariais e de trabalho

Representantes das 12 subsedes do Sinsaúde Campinas e Região se reuniram, em Araraquara, nesta terça-feira (24), com o presidente Edison Laércio de Oliveira, que voltou ao comando do sindicato após 10 anos, para debater os desafios da nova diretoria, entre eles a negociação coletiva da categoria que está em curso.

Edison presidiu o Sinsaúde de 1984 a 2015, depois se afastou para assumir a Federação Paulista da Saúde, a qual ainda preside.

A nova diretoria do Sinsaúde tomou posse no último dia 16 de junho, composta por integrantes da diretoria anterior, mas também por novas lideranças dos trabalhadores da saúde que estão tendo a primeira experiência no movimento sindical.

No encontro desta terça-feira, do qual participaram presidentes das subsedes de Americana, Amparo, Araraquara, Araras, Dracena, Itapira, Itu, Jundiaí, Limeira, Marília, São João da Boa Vista e Tupã, o presidente reforçou às lideranças da nova diretoria a importância da participação ativa da categoria na luta por melhores condições salariais e de trabalho.

“Qualquer negociação, para que as demandas sejam atendidas e para que os avanços aconteçam, precisa contar com a mobilização dos trabalhadores. Esse é um desafio que teremos que enfrentar a partir de agora; temos que ir às bases e trazer de volta a categoria para as negociações e as decisões do sindicato”, declarou o presidente.

Edison afirmou que pretende circular a cada dois meses pelas subsedes, acompanhando o trabalho da diretoria e discutindo os problemas de cada uma, visando implementar uma gestão mais eficiente, que possa resolver os problemas com mais rapidez e, dessa forma, fortalecer as subsedes.

Para preparar os novos diretores para o trabalho sindical, ele informou ainda que está sendo organizado um ciclo de seminários que acontecerão nos meses de agosto, setembro e outubro.

“Os desafios exigem organização na nossa estrutura. Vamos continuar trabalhando a negociação coletiva, com o envolvimento da categoria, para que os trabalhadores participem efetivamente e votem as propostas”, destacou o presidente. 

Campanha salarial

A campanha salarial de 2025 está em andamento. Em março, foi disponibilizado um formulário nas redes sociais para os trabalhadores enviarem sugestões.

No total, foram recebidas 144 contribuições e a maioria foi contemplada na pauta aprovada por unanimidade em assembleia-geral realizada pelo Sinsaúde no final do mês.

Entre as principais reivindicações, estão reajuste salarial de 100% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor); 8% de aumento real, jornada de trabalho especial, de 12h x 36h ou 6h diárias, por exemplo; vale-cesta no valor mínimo de R$ 837,00; adicional de insalubridade em grau máximo (40%); pagamento de horas extras com acréscimo de 100%, atendimento psicológico e abono assiduidade, entre outras questões.

Neste momento, a diretoria do Sinsaúde está mobilizada para acelerar as negociações dos Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho, que devem ser assinados com urgência, tendo em vista que a data base da categoria é 1º. de junho.

“Vamos continuar nas mesas de negociação, discutindo todas as reivindicações, porque só vamos levar para a categoria decidir o que for o melhor. E não abriremos mão da retroatividade”, ressaltou Edison.

Avanços

Para encerrar o encontro, que se estendeu durante todo o dia, os atuais diretores das subsedes acompanharam uma apresentação da gestora de Comunicação, Sirlene Nogueira, sobre a comunicação digital no Sinsaúde.

Uma das metas da atual gestão é fortalecer a comunicação em todas as suas bases e subsedes, para que os trabalhadores possam ser cada vez mais bem informados de todos os passos do sindicato.

Sirlene apresentou os resultados das redes sociais no último trimestre, destacou o novo site e o novo aplicativo.
A comunicação do Sinsaúde tem trabalhado para estabelecer uma identidade visual e de comunicação mais consistente e reconhecível nas redes sociais. Investe também em conteúdos de alta qualidade para levar à categoria informações relevantes.
E esse trabalho tem surtido efeito, pelo que mostra análise feita nos últimos três meses.

Entre os resultados positivos; houve aumento do alcance no Instagram, ou seja, crescimento das contas únicas interagindo com o sindicato, e também aumento de novos usuários e seguidores. Também no Facebook, houve aumento significativo no número de interações e de novos seguidores.

Também foi apresentado aos novos diretores o novo site do Sinsaúde (www.portalsinsaude.org.br). Agora, o portal está mais moderno, com menu organizado por temas, versão para celular, acesso facilitado às principais informações e SAC aprimorado para garantir um serviço de atendimento mais eficiente.

Já o novo aplicativo do Sinsaúde oferece informações atualizadas, serviços, atendimento direto, benefícios e convênios. Também é possível gerar boletos para o pagamento da mensalidade e acompanhar a prestação de contas do sindicato.
Além disso, novas ferramentas estão sendo implementadas no aplicativo para possibilitar a participação do associado em assembleias virtuais, como a de aprovação da pauta de reivindicações para a Campanha Salarial 2025.

(Marcia Martins – assessoria de imprensa)

Diretoria do Sinsaúde reunida

O presidente do Sinsaúde, Edison Laércio de Oliveira, reunido com a diretoria do sindicato

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda Esportiva

Audiência Pública debaterá regra sobre ano de fabricação de carros de aplicativo

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro neste sábado no Sesc Araraquara

Show neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS