Outubro Rosa: Prefeitura e Uniara trabalham no encaminhamento de exame de mama

0
307
Foto: Tetê Viviani

Com participação de 50 alunos, do 1º ao 6º ano, do curso de Medicina da Uniara, a Universidade de Araraquara e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, estão engajadas na campanha de encaminhamentos de exame de mama – mamografia bilateral para rastreamento.
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 16h às 18h e aos sábados, das 09h às 11h, na Praça de Santa Cruz, entre as ruas São Bento e Nove de Julho, em frente à Igreja Santa Cruz, no Centro da cidade.
A campanha integra as diversas ações realizadas na rede municipal de saúde referentes ao Outubro Rosa e o encaminhamento das mulheres é ao IMA (Instituto Médico de Araraquara), na Rua Carlos Gomes, 1580. O objetivo é agilizar o exame e o diagnóstico ocorre em 30 dias, contados após o procedimento.
Cliente da Unidade Básica da Saúde do Santa Lúcia 3, Luciane Meciano, de 49 anos, aderiu à campanha e foi encaminhada pelas alunas da Uniara nessa quarta-feira (13). “Durante a pandemia ficou difícil agendar o exame, que eu faço todo ano. A prevenção é importante e se for diagnosticado no início fica mais fácil o tratamento”, disse enquanto preenchia a ficha na praça.
“Nosso trabalho é estimular as mulheres acima dos 40 anos, ou também até as mais novas com algum histórico na família de câncer na mama, a realizar a mamografia anualmente”, relatou Bruna Colombo, de 29 anos, do 2º ano de Medicina.
A iniciativa da campanha foi do médico e professor titular de Ginecologia e Obstetrícia Welington Lombardi e reuniu as três ligas acadêmicas de Medicina da Uniara, contou a universitária Laura Biancardi, 20.
“Uma contribuição dos alunos de Medicina às mulheres neste mês do Outubro Rosa”, resumiu Laura. (Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.