Luigi Polezze
O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) de Araraquara desempenha um papel fundamental na fiscalização de instrumentos que garantem a precisão de medições no dia a dia da população. A delegada do órgão, Ana Cláudia, que atua na unidade há 20 anos, explica que o trabalho vai desde a aferição de balanças e bombas de combustível até a verificação de etiquetas têxteis e extintores de incêndio.
Segundo Ana Cláudia, o Ipem fiscaliza diversos instrumentos utilizados pelo comércio e pela indústria, incluindo radares, taxímetros, medidores de pressão arterial e até bafômetros. “Nossa equipe verifica se esses equipamentos estão dentro dos padrões exigidos, garantindo que o consumidor não seja prejudicado”, afirma.
Direitos do Consumidor e como denunciar irregularidades
O Ipem também atua na fiscalização de restaurantes que vendem comida por quilo, garantindo que o peso do prato seja descontado corretamente na balança. “Se o prato não for descontado, o consumidor pode estar pagando por um peso que não consumiu”, alerta Ana Cláudia.
A população pode contribuir com a fiscalização denunciando irregularidades pelo telefone 0800 013 0522. “É essencial que o consumidor conheça seus direitos e fique atento a possíveis fraudes”, conclui a delegada.
Com a atuação do Ipem, a precisão das medições no comércio e na indústria é garantida, assegurando que o consumidor pague apenas pelo que realmente está adquirindo.
Foto: Marcela Martiniano, Ana Cláudia D. C. Gaspari, Renato M. Veronezi, Fábio do Santo, Julio César L. Araujo