Este é o mês de conscientização sobre o câncer de colo de útero
Neste mês de março a Santa Casa apoia mais uma campanha nacional importante a campanha Março Lilás – mês de prevenção e conscientização do câncer de colo do útero, doença que atinge milhares de mulheres no Brasil e no mundo.
No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer com maior incidência entre as mulheres. Para cada ano do triênio 2023-2025, estima-se 17.010 novos casos, representando uma taxa bruta de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.
A principal causa do câncer de colo de útero é a infecção pelo HPV (Papilomavírus Humano, este é transmitido pelo contato sexual e, em muitos casos, não apresenta sintomas. Mas quando não tratado, pode levar ao desenvolvimento de lesões que, ao longo dos anos, evoluem para o câncer.
Esta doença pode ser prevenida através da vacinação contra o HPV, disponível gratuitamente no sus para meninas de 9 a 14 anos e meninos da mesma faixa etária. Ela protege contra os principais tipos do vírus que podem causar o câncer do colo do úteroe oexame preventivo, o Papanicolau que deve ser feito por mulheres de 25 a 64 anos, principalmente aquelas que já têm vida sexual ativa. Ele detecta alterações nas células do colo do útero antes mesmo que elas se tornem um câncer. Ou seja, se for identificado algum problema, o tratamento pode ser iniciado precocemente, aumentando as chances de cura.
Atualmente muitas mulheres ainda deixam de se cuidar por falta de informação ou até por medo do exame. Mas ele é rápido, simples e pode salvar vidas! Então, se você faz parte do grupo indicado, procure uma unidade de saúde e faça o exame regularmente. Se você conhece alguém que ainda não tomou a vacina ou não fez o exame, compartilhe essa informação. A prevenção é a melhor forma de proteção.
Neste mês o médico ginecologista do serviço de oncologia da Santa Casa de Araraquara e supervisor médico da residência de ginecologia e obstetrícia UNIARA/Santa Casa, Dr. Wellington Lombardi, gravou um vídeo a respeito o câncer do colo do útero, acesse as redes sociais da instituição e confira o vídeo https://www.instagram.com/p/DHbr1HwxEce/.
(Santa Casa de Araraquara)