N/A

Live de Osmar Terra desacredita em nova onda da temida Covid-19

COVID-19

É um vírus de uma matriz já conhecida e que, tudo indica, comporta-se no mesmo padrão de outras epidemias registradas na história. Os dados oficiais mostram que as internações por Síndromes Respiratórias Graves, sintoma da presença de coronavírus, apresentam uma curva de queda desde o dia 9 de maio, quando teria sido o pico da contaminação no Brasil. Assim, até o fim de junho, a doença deverá ter sido praticamente debelada no País e sem chances de uma segunda onda.

OS DADOS

Foram apresentados pelo deputado federal Osmar Terra, médico e ex-secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, em live promovida pela Câmara de Comércio Internacional França-Brasil de São Paulo (CCFIB-SP), nesta semana de junho. A última live promovida pela entidade foi com Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do governo do estado de São Paulo.

QUARENTENA

Segundo Osmar Terra, a adoção de quarentenas foi uma decisão política, uma vez que lockdowns nunca foram testados antes como metodologia de enfrentamento de epidemias. A prática foi adotada em razão dos estudos de projeções matemáticas – sem comprovação científica – do Imperial College de Londres, que previam uma expansão avassaladora do Covid-19 e propunham isolamentos por até 18 meses.

Na Itália, a expansão da contaminação ocorreu após a decisão do lockdown completo, com a adoção inclusive de estado de sítio. Em Nova York, 84% das internações atingiram pessoas que estavam isoladas em casa.

NO BRASIL

Mesmo com a adoção da quarentena em todos os estados e municípios, o vírus continuou se espalhando e provocando a morte de 45 mil pessoas. Na visão do ex-ministro e ex-secretário da Saúde, esses dados são uma prova de que a metodologia da quarentena fracassou na prevenção da pandemia. Ele acredita que a imunidade natural e cruzada deve fazer com que 50% da população seja imune ao coronavírus. Por esse motivo, Osmar Terra desacredita em uma segunda onda de Covid-19. Além disso, todas as pesquisas indicam que crianças e adolescentes são protegidos de contaminação e não espalhem a Covid-19 para outras pessoas. Assim, Terra afirma que deve ser permitida imediatamente a abertura completa da economia do Brasil, bem como das escolas e faculdades. (renata@retohc.com.br)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda Cultural

Agenda Esportiva

Araraquara adere ao programa estadual de auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Oficina de Origami: Dobrando e Encantando neste sábado no Sesc Araraquara

CATEGORIAS