Roda de conversa celebra Semana Doutor Luiz Gama

0
314

Evento on-line acontece a partir das 18 horas desta quinta-feira (19)

Em celebração à Semana Municipal Doutor Luiz Gama, instituída pela Lei Municipal nº 9.680/2019, de autoria da vereadora Thainara Faria (PT), a Câmara de Araraquara realiza a roda de conversa on-line “Encontro de Memórias”, nesta quinta-feira (19), a partir das 18 horas.
O objetivo da Semana é promover atividades e fortalecer as ações que envolvam o combate à discriminação étnico racial na sociedade e nas instituições.
Acompanhe ao vivo na TV Câmara (canal 17 da NET, Facebook e YouTube) e participe da discussão!

CONVIDADOS

Deputado Federal Vicentinho – Ex-metalúrgico, bacharel em Direito pela Universidade Bandeirantes/São Bernardo do Campo, pós-graduado em Economia e Relações de Trabalho pela Unicamp/Campinas. Atualmente, além de exercer seu quinto mandato de deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), é professor de Direito na Universidade Brasil/São Bernardo do Campo e também atua como advogado.

Carmelita Maria da Silva – Professora de Educação Física com formação em Dança no Brasil e nos Estados Unidos, primeira professora negra na cidade de Araraquara a ter uma escola de dança e ter um projeto social na cidade de São Carlos, chamado Projeto Dançar. Foi diretora de Cultura do Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB). É professora responsável pela exposição “Fronteiras do Baú”, de Vanderlen Amaral da Costa, membro da diretoria do Sindicado dos Servidores Públicos e Autárquicos de São Carlos e Dourado (Sindspam), faz parte do Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Carlos, do Conselho dos Direitos da Mulher de São Carlos, do grupo Diversidade Religiosa de São Carlos, integrante do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira (Intecab) – São Paulo de Egbonmy Conceição Reis de Ógùn e também do Movimento Negro Unificado (MNU), sendo responsável pelo núcleo MNU São Carlos/SP.

Cláudio Claudino – Foi vice-presidente da Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil, diretor da Associação das Escolas de Samba de Araraquara e Região (Aesba), presidente do Grupo de Valorização do Negro Araraquarense (GVANA), membro do Grupo Gana e do primeiro Festival Comunitário Negro Zumbi (Feconezu) realizado em Araraquara. Atualmente, é empresário, advogado e vice-presidente da Comissão de Combate a Descriminação Racial da OAB 5ª Subseção Araraquara.

Adria Maria Bezerra Ferreira – Cientista social, professora, militante do Movimento de Mulheres e Movimento Negro, co-fundadora e presidenta da OSC Casa da Mulher de Ribeirão Preto/SP e co-vereadora do Coletivo Popular Judeti Zilli (PT) em Ribeirão Preto/SP.

Rosa Maria Virgolina da Silva (Doné Oyassy) – Matriarca da Comunidade de Terreiro Ilê Axé de Yansã desde 1990. Atuou a frente de vários movimentos, passando por Campinas na Comissão de Mulheres Negras, em Jaú na parceria com a Associação Esportiva e Cultural Amukenguê, e em Araras juntamente com outras famílias do movimento sem terra e também atuou na ocupação do assentamento rural Araras III – onde reside até hoje. Atualmente, participa das demandas de reforma agrária com a Organização de Mulheres Assentadas e Quilombolas do Estado de São Paulo (Omaquesp), Sindicato da Agricultura Familiar de Sumaré e Região (Sintraf) e Associação Terra Boa dos Assentamentos Rurais de Araras. Na luta e combate ao racismo, atua principalmente nas religiões afro-brasileiras no Fórum Estadual de Mulheres Negras, na União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro) e no Centro Nacional de Resistência Afro-brasileira (Cenarab). Tem participação efetiva na Marcha das Mulheres Negras e é filiada à Associação Nacional das Baianas do Acajaré (Abam). Oferece oficinas de cultura negra, ervas e remédios medicinais, e costura, principalmente para a formação de mulheres negras.

Kika Silva (Doné Kika de Gbessen) – Membra do Coletivo da SEM/PT e do Coletivo da SMCT/PT, coordenadora do Fórum de Mulheres Negras do Estado de São Paulo, e membra da Executiva da Marcha Nacional de Mulheres Negras 2015.

Serviço
Roda de conversa on-line “Encontro de Memórias”
Data: Quinta-feira, dia 19 de agosto
Horário: 18 horas
Onde assistir: TV Câmara de Araraquara (canal 17 da NET, Facebook e YouTube)

(Setor Imprensa – [email protected])

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.