N/A

Guerra aos pedaços

Texto: Maria Ursulina Ramalho

Estamos em Guerra? A primeira, segunda devastaram a humanidade e agora parece se iniciar a terceira. Em vários pontos do mundo: violência, morte e destruição.

Vivemos uma época de transição onde a ciência, a tecnologia, as artes, a medicina e as pesquisas sobre a origem do universo não significam nada mas apenas a violência, vandalismo, a mentira e a corrupção. Os valores morais, éticos, a educação e o respeito ao próximo desapareceram como uma mágica. A Bandeira Nacional com seu lema “Ordem e Progresso” sugere que a observação e a experiência levem a verdade e o ideal seria organizar uma sociedade justa desenvolvendo o progresso.

A liberdade tão propalada levou ao esquecimento do lema da bandeira confundido com rigidez. Os homens agem até hoje sem entenderem os conceitos mais importantes.

A física quântica nos revelou a incerteza cujos fenômenos apresentam uma realidade não definitiva, por isso estão em contínua evolução. Por isso os preconceitos, as exclusões e as aparências tornam-se inverdades.

Os homens continuam indiferentes a esse conhecimento se apegando a ignorância representada por suas ações.

Quando Galileu através de suas pesquisas confirmou a teoria heliocêntrica segundo a qual o Sol e não mais a Terra ocupa o centro do universo assim também o homem não deve ser considerado o centro do universo.

Mesmo assim a humanidade continua alimentando seu egoísmo destruindo o mundo que temos hoje.

A existência desses gênios não motivou um novo comportamento ou uma unidade que essas teorias propõem para a realidade se transformar.

Segundo observamos existe a pratica do mal, a corrupção, a falsidade e a mentira. Vivemos sob o domínio do mal, da cegueira, da imoralidade a nos conduzir a cada dia mais violência, mortes e destruição.

“Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no universo…

Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer

porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura” (…) – Fernando Pessoa.

(digitação: Kate Lorraine S. de Godoy)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Santa Casa de Misericórdia de Araraquara abre vagas para auxiliar de suprimentos

Centro de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Araraquara realiza integração institucional aos alunos de graduação e pós-graduação

Santa Casa de Araraquara realiza a 9° captação de órgãos de 2025

São Paulo abre nesta sexta-feira (22) período de matrículas para novos estudantes na rede estadual em 2026

A reforma administrativa e o risco da perda da qualidade do serviço público

CATEGORIAS