Volta às aulas: Nutricionista Dereck Oak dá dicas de como preparar opções nutritivas e saudáveis para a hora do lanche

0
99
Crédito: Freepik

Com o armazenamento certo é possível preparar uma lancheira nutritiva com suco, frutas cortadas e com a inclusão de fibras. 

Com o início do ano letivo, muitos pais ficam na dúvida, pela falta de tempo e correria do dia a dia, sobre como preparar a lancheira dos filhos, para garantir que tenham um lanche saudável. É importante ficar atento e se organizar para garantir alimentos que não estraguem, principalmente nestes três primeiros meses do ano com altas temperaturas.

O nutricionista Dereck Oak explica que, além da escolha dos alimentos em si, é necessário transportá-los de maneira correta. “Sabemos que o transporte dos alimentos acaba sendo uma das barreiras encontradas e faz com que os pais optem por produtos industrializados”, diz.

O profissional dá dicas para conservar transportar os alimentos como no caso dos alimentos gelados: o ideal é que os pais tenham uma lancheira adequada para transportá-los, sem que eles fiquem misturados com outros materiais escolares. “Para transportar um suco gelado ou uma fruta que está na geladeira, pode-se colocar uma peça de gelo artificial para mantê-los resfriados. Um sanduiche preparado com frios pode ser armazenado em uma vasilha para que possa respirar, já que embalar o lanche em plástico filme acaba abafando e pode estragar dentro de poucas horas”.

Dereck destaca que há no mercado opções de alimentos industrializados e com bons nutrientes. “Muitas vezes temos a visão errada que os alimentos industrializados não fazem bem e isso não é uma verdade absoluta. Entretanto, cabe aos pais buscar um profissional nutricionista que possa indicar as melhores opções para consumo”. Para ele os pais devem aprender a ler os rótulos para que possam buscar por produtos de qualidade “Isso demanda tempo, principalmente quando forem ao supermercado, mas garante a compra de produtos de qualidade. Há, por exemplo, a opção de sucos integrais pasteurizados, que têm propriedades iguais aos sucos naturais feito em casa.

Outra orientação do nutricionista é optar por um pão de forma integral. “Ajuda a incluir fibras no cardápio da criança, já que somente o pão feito com farinha branca não tem”. Oak também reforça que as frutas também devem ser incluídas na lancheira: “As frutas têm a sua casca, que é a sua película justamente para preservar os nutrientes. Então, quando for cortar uma laranja, por exemplo, a parte interna terá contato com o oxigênio e ocorrerá o processo de oxidação.

Com isso, a fruta irá perder alguns nutrientes, o que não ocorre de forma instantânea. Por isso, a recomendação é na hora incluir alguma fruta na lancheira, preparar com menos tempo de antecedência e utilizar as mesmas recomendações com o suco. Transportar em local adequado e com refrigeração”, orienta.

Preparar uma lancheira saudável é até mais fácil e saboroso do que se imagina, já são as inúmeras opções de frutas, iogurtes, variações de lanches e bolos que ser feitos em casa com a inclusão de fibras deixando a hora do lanche mais nutritivo e saudável para os pequenos.

(COMMUNICA BRASIL www.communicabrasil.com.br)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.