Vice-prefeito assina convênio em SP para implantação e reforma de sinalização turística e interpretativa

0
124
Damiano Neto_ assinatura convênio DADETUR com sceretário do turismo, Arthur Lima e convidados

A Basílica de São Bento será um dos atrativos turísticos beneficiados; demandas na área urbana e rural foram levantados em parceria com o Comtur

O vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, participou nesta quinta-feira (21), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, da solenidade de assinatura dos convênios do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR/2023), com as presenças do governador Tarcísio de Freitas e do secretário de Estado de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

A Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, através da Coordenadoria Executiva da Indústria, Comércio, Tecnologia e Turismo, vem trabalhando junto ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur) com o objetivo de fomentar o turismo em Araraquara, que foi classificada como Município de Interesse Turístico pelo Governo do Estado de São Paulo, o que a credencia a pleitear verbas destinadas à infraestrutura turística.

O convênio estadual assinado por Damiano nesta quinta-feira, no valor de R$ 539.921,35, prevê a implantação e reforma de sinalização turística e interpretativa na área urbana e rural de Araraquara. O projeto está presente no Plano Diretor de Turismo.

“O objetivo do Município de Interesse Turístico de Araraquara com esse projeto será proporcionar aos turistas as informações que contribuam para o conhecimento dos atrativos, facilitando assim o deslocamento e ocasionando o acesso ao bem cultural. Essa ação faz com que ocorra o desenvolvimento da atividade turística, e consequentemente, fomenta a geração de emprego e renda”, declarou o vice-prefeito.

De acordo com Damiano, os atrativos turísticos beneficiados foram levantados conforme as necessidades apresentadas em reuniões do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR.

Um deles será a Paróquia Matriz de São Bento, que em janeiro deste ano recebeu o título de Basílica, do Vaticano, tendo sido instalada a Basílica São Bento no dia 15 de junho.

“A Basílica São Bento é de extrema importância na história de Araraquara, um dos mais belos cartões postais da nossa cidade e de grande valor no segmento turístico religioso, atraindo inúmeros devotos e visitantes, anualmente. Por isso, se faz necessário a instalação ou substituição das placas turísticas indicando os trajetos até à Basílica São Bento”, defendeu Damiano.

Além da Basílica São Bento, o convênio também vai atender a demanda de sinalização turística no Assentamento Bela Vista do Chibarro, no Assentamento Monte Alegre e no Distrito de Bueno de Andrada, complementando outro convênio também assinado com o governo estadual recentemente, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens, garantindo a implantação de sinalização turística para o cicloturismo.

“Com o crescimento de visitantes na área rural e levando em conta principalmente os cerca de 30 mil ciclistas que circulam por nossas estradas rurais, é muito importante esse investimento na sinalização turísticas nos assentamentos e em Bueno”, enfatiza o vice-prefeito.

Também deverão ser contemplados com o convênio a atualização das placas do Parque Municipal do Parque do Basalto, além de outros pontos que recebem turistas e que precisam de indicação, entre eles o Instituto Xamânico Monte Líbano, que recebe anualmente cerca de 12 mil visitantes, as praças onde são realizadas as feiras de economia criativa e solidária e o Museu da Imagem e do Som.

Ainda segundo Damiano Neto, após a conclusão da implantação da sinalização Turística e Interpretativa na Área Urbana e Rural, a Prefeitura ficará responsável por sua manutenção, com recursos próprios ou oriundos de convênios e emendas parlamentares. A vigilância e limpeza também serão de responsabilidade da Prefeitura, com as respectivas secretarias responsáveis pelo setor de turismo, segurança e mobilidade urbana. Está prevista a contratação de empresa especializada para confecção, reforma, implantação, transporte e instalação de placas de sinalização turística.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.