Vereador Lineu Carlos de Assis fala na Sessão da Câmara

0
418

O NÃO CUMPRIMENTO DO CONTRATO POR PARTE DAS EMPRESAS QUE OPERAM O TRANSPORTE COLETIVO EM ARARAQUARA

Desde 16 de janeiro, a tarifa do transporte público de Araraquara sofreu reajuste, passando de R$ 4,35 para R$ 5,00. Vale lembrar que o reajuste é previsto no contrato de concessão das linhas, que foi assinado pelo ex-prefeito Marcelo Barbieri (MDB), em 2016. Portanto, líquido e certo essa oportunidade de majoração da passagem, por aumento de combustível, pneus, dentre outros.
Embora previsto em contrato, eu questionei o reajuste em um momento de crise econômica e diante de relatos de atrasos, superlotação e redução das linhas.
Após questionamento feito no dia 4 de janeiro, por meio do Requerimento nº 6/2022, junto a Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA), cuja concessão é operada pela Paraty e Empresa Cruz, tivemos a resposta sobre a frota: Atualmente são 82 veículos em operação, correspondendo a 78% do total.
Pois bem, nós na época já reclamávamos que na mesma proporção que o Consórcio e suas empresas tinham o direito de majorar o valor das passagens, eles deveriam devolver à comunidade a qualidade do serviço previsto em contrato. Por exemplo, citei na época que há bairros da cidade que a partir das 20 horas não recebem mais o transporte coletivo e em outros, houve uma redução extrema de linhas durante o dia.
Então o munícipe, a pessoa que utiliza o ônibus, foi prejudicado e os benefícios, os direitos das companhias foi e está sendo preservado.
O Ministério Público acatou recentemente, uma representação feita por dois civis, que denunciaram o corte em linhas de ônibus promovido pelo consórcio que administra a CTA de Araraquara, formado, repito, pela Paraty e Empresa Cruz, ou seja, esta sendo aberta uma investigação para apurar aquilo que havíamos alertado aqui nesta casa, neste parlamento, em defesa da população que merece, no mínimo, ter os ônibus com seus respectivos horários e quantidade suficiente para atender a necessidade do trabalhador araraquarense conforme o estabelecido no contrato de parceria com a Prefeitura de Araraquara.

FATO LAMENTÁVEL NA SANTA CASA

Conforme matéria realizada na última sexta-feira em um portal de notícias local, um jovem de 21 anos sofreu um acidente de trabalho, com a queda de um container sobre sua mão, que resultou no esmagamento de 3 dedos de sua mão esquerda. O jovem foi conduzido para a Santa Casa de Araraquara e, na recepção, o trabalhador, que estava acompanhado de seu avô, foi informado de que o atendimento só aconteceria mediante o pagamento de 150 reais.
O serviço de urgência e emergência do SUS não está sendo mais realizado pela Santa Casa?
Por que foi negado o atendimento a este jovem trabalhador?
Seria uma omissão de socorro?
Será que o atendimento negado a este jovem é o reflexo do atraso dos repasses da prefeitura para o hospital?
O reflexo disso é que o jovem foi conduzido para UPA através de uma viatura da policia militar, que casualmente se encontrava nas proximidades do hospital, onde os policiais militares, a quem destino as honras pela sensibilidade humanitária em servir o próximo, o levaram até a UPA.
Estes policiais se depararam com o avô clamando e gritando por socorro com as lagrimas escorrendo pelo seu rosto.
No final do dia a minha assessoria comunicou-me que os 3 dedos do jovem foram parcialmente decepados.
A Santa Casa vive pedindo ajuda para a população colaborar financeiramente com ela, um hospital filantrópico. Emendas parlamentares são concedidas por deputados, o SUS faz o pagamento para Prefeitura de Araraquara, que por sua vez teria a obrigação de repassar pontualmente os valores para o hospital.
O reflexo cai sobre o pobre do trabalhador que paga imposto, contribui com o hospital como cidadão, mas que não tem direito de ser atendido por não ter dinheiro para dar na recepção. Um fato lamentável, que tem que ser investigado “de cabo a rabo”.

DENGUE
Temos que pensar o seguinte: muito mato, muitos buracos, água parada e larvas. O povo não cumpre sua parte? Não, não cumpre. Mas a Prefeitura é a grande culpada, eu digo que 70% dos problemas de dengue que estão ocorrendo em Araraquara a culpa é da Prefeitura e 30% a culpa é do povo.
É hora de colocar a mão na consciência e trabalhar realmente e decisivamente por nossa cidade. Estão ai os índices, sendo colocados diariamente para a gente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.