VeraCidade

Vera Botta (*)

Vale a pena votar

Estamos a um mês de uma eleição fundamental para nossos destinos. Eleição de presidente, de governador, de senador, de deputados federais e estaduais. Não é pouca coisa em termos de construção democrática!!! Olhar de indiferença de muitos. Pouco entusiasmo. Pesquisa do Ibope revelou que o Brasil está vivendo a corrida eleitoral mais desanimada dos últimos tempos. Será fruto da determinação legal que proibiu showmícios, outdoors, brindes, camisetas??? Por que o desânimo??? As eleições enquanto festas democráticas teriam encerrado seu ciclo??? Trata-se de uma reação à decepção diante das inúmeras facetas de uma crise política agravada??? Será o resultado de uma bem orquestrada campanha de mídia contra a classe política em geral??? Será produto da estabilidade econômica vivida pelo Brasil??? O fato do país ter domado a inflação e enfrentado a onda de denúncias e comprovações de corrupção dentro da mais absoluta normalidade democrática é um bom sinal??? Será que a apatia venceu o medo e a esperança foi soterrada??? Aparentemente, temos em cena paradoxos. Perguntas…dilemas é preciso ir um pouco além…

Por trás das cortinas ou das bandeiras

Nas ruas, poucos cabos eleitorais… Algumas bandeiras nas esquinas… Infladas quando a cidade é visitada por alguém mais importante… Nos jornais, notícias contraditórias de impugnação pelo Tribunal Eleitoral… A negação de candidaturas por não apresentação de documentos de quitação de dívidas de campanha, por suspeita de ligação com a máfia dos sanguessugas, por problemas de incompatibilidade com situações funcionais é ou não para valer??? A verdadeira reforma política não saiu… Por que??? Por que tanta resistência à implantação efetiva da fidelidade partidária e do financiamento público de campanha??? Tem sentido manter o voto secreto nos processos de cassação??? Do que se tem medo??? Da democracia ser levada às últimas conseqüências??? O voto deveria ser facultativo??? ZUM…ZUM…ZUM…

Os equívocos do voto nulo

Tem circulado amplamente mensagens e pronunciamentos de que o voto nulo é a única opção política válida para aqueles que querem preservar seu direito de lutar por uma nova realidade. O que dizer de afirmação de que o voto nulo representa o resgate dos direitos políticos??? Em minha avaliação, contrariamente, o voto nulo expressa a renúncia a conquistas democráticas importantíssimas. Os defensores do voto nulo comparam as eleições a uma corrida de cavalos, disputa de formula 1 ou a uma olimpíada!!! Equívocos é que não faltam. Basta reconstruir um pouco da luta pelo direito ao voto, cerceado às mulheres até 1934.!!! Dizer que a eleição é somente um momento a mais de venda de ilusões é muito simplista… Chega de subestimar a população com o argumento de que não há possibilidade de voto consciente. Parece que as eleições são uma grande sala de vendas, na qual a escolha, a opção teriam um preço a ser barganhado…Com todas as críticas aos ranços clientelistas de nossa cultura política, é preciso separar o joio do trigo. Vamos deixar de lado o discurso fácil de que todo político é igual ou de que não adianta votar, porque todo mundo rouba mesmo. Vamos pensar seriamente na importância do voto…É melhor do que embarcar no frágil argumento de que o voto nulo pode levar às transformações necessárias da sociedade…

O que está em jogo nesta eleição

A educação é ou não prioridade??? Investe-se efetivamente na valorização de professores da pré-escola à universidade??? Como permitir que nossos alunos aprendam mais e saiam da escola preparados para os desafios da sociedade moderna??? A baixa qualidade do ensino esconde uma infinidade de problemas estruturais, agravados nos últimos anos. No Estado de São Paulo, foram fechadas escolas, demitidos professores. Faltam critérios na implantação do sistema de progressão continuada. As salas de aula estão superlotadas. A violência nas escolas aumentou. Está ai uma ferida que deve ser olhada no momento do voto!!!

E a insegura segurança???

A escalada da violência está, sem dúvidas, relacionada ao sistema educacional. Para que São Paulo não continue refém da criminalidade – e vem sendo tantas e tão graves rebeliões – são necessárias mudanças. É preciso valorizar os policiais com melhores salários e equipamentos modernos, promover a integração das polícias. É urgente investir em penas alternativas e isolar os criminosos mais perigosos, quebrando a rede do crime organizado nos presídios. Chega de desculpas esfarrapadas – que chegam a ser tragicômicas – dos governantes paulistas. Um basta à insegurança e a in-competência!!! Outra razão vital para você votar e votar bem!!!

E nossa cidade???

Não se trata só de lamentar as cadeiras vazias na Assembléia Legislativa. É preciso defender a representatividade com qualidade. Queremos, sim, nossa Morada e região bem representadas. E há tanto por fazer… Sustentabilidade não é só uma palavra bonita e difícil…. Ela significa investimento em qualidade de vida, democratização na participação popular e prestação de contas. Vote consciente!!! Acompanhe, vigilante e criteriosamente quem elegeu!!! O importante é a gente não abrir mão de fazer do voto um momento importante de nossas vidas!!!

Boa semana a todos!!! Renovo minha declaração de amor por Araraquara!!! Até a próxima!!!

(*) É pesquisadora da Uniara e colaboradora do JA.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A poesia é um dom

O leão e a gazela

Ainda Estamos Aqui

Um Brasil Exótico

A verdadeira motivação por trás do banimento da carne do Brasil pelo Carrefour

CATEGORIAS