Venda ilegal de cigarros

A Federação de Hotéis e Restaurantes do Estado de São Paulo (FHORESP) realizou, em Santo André, a primeira reunião do ano com a presença do presidente dos Sindicatos filiados. A reunião comandada por Nelson de Abreu Pinto, apresentou várias propostas. A que mais chamou a atenção e que já está sendo providenciado um comunicado aos associados do SinHoRes – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região de Araraquara, é sobre ações fiscais ao comércio ilegal de cigarros e que está afetando a arrecadação governamental. Essa fiscalização será realizada pelo Ministério da Fazenda, através da Secretaria da Receita Federal, em conjunto com a Polícia Federal.

A FHORESP demonstrou sua preocupação, considerando que a fiscalização será muito intensa em todo o território nacional, a partir deste fevereiro atingindo a todos os níveis de estabelecimentos e, principalmente, os pequenos varejos.

A exposição e a venda de cigarros (sem o selo de controle fiscal ou a presença de produtos com selos falsos) acarretará multas de até R$ 5.000,00, além da perda do estoque. Essa penalidade está prevista na Lei 8.137 de 1990.

O comunicado vem com um alerta do Departamento Jurídico do SinHoRes, que só assumirá defesa se o estabelecimento possuir a Nota Fiscal de compra do produto sob suspeita. Na falta desse documento fiscal, não existe a facilidade de uma defesa.

Cuidado

O documento editado pela Receita Federal está sendo distribuído em todo o país e avisa sobre os riscos e as conseqüências que as empresa que comercializarem cigarros de maneira ilegal sofrerão. Estima-se que 48,4% do varejo estejam atuando de forma ilegal.

No Estado de São Paulo, essa estimativa chega a 50%, o que representa uma profunda preocupação da FHORESP e do SinHoRes com seus associados e aproveita para dar o seguinte aviso: Não Arrisque! Só negocie cigarros que tenham origem legal e documentação fiscal de fornecedores idôneos. (Sérgio Martins)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avançam as obras no Estádio do Botânico

Mais de 18 mil pessoas atendidas no CMS do Jardim América serão beneficiadas com obras em andamento

Podcast marca Setembro Amarelo na TV Câmara

Home care e a insegurança jurídica entre planos de saúde e pacientes

Daae informa sobre interrupção de fornecimento de água

CATEGORIAS