Valle Verde, Jardim América, Vila do Servidor e Selmi Dey III recebem equipes de combate à dengue

0
274
Serviço de nebulização passará pela Vila Ferroviária, enquanto o fumacê atuará no Jardim das Estações, Vila Gaspar e Tabapuã
 

Os bairros do Valle Verde, Jardim América, Vila do Servidor e Selmi Dey III receberão nesta quinta-feira (14) os trabalhos de vistoria casa a casa dos agentes de controle de endemias da Vigilância Epidemiológica. Outros serviços que serão realizados nesta data são a nebulização, que passará pela Vila Ferroviária, e o fumacê, que será aplicado pela manhã no Jardim das Estações e Vila Gaspar, e à noite no Jardim Tabapuã.

As ações fazem parte da atuação da Prefeitura no sentido de intensificar os serviços voltados para a contenção da epidemia de dengue na cidade. O trabalho consiste em bloqueio aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças como zika, chikungunya e febre amarela, além de orientações de prevenção.

Vale destacar que 80% dos criadouros de dengue estão nas residências. Em média, são visitadas 30 mil casas por mês. Em metade delas o trabalho não é concluído por falta de autorização para a entrada. As equipes inclusive fazem horário estendido (noturno) e plantões aos sábados na tentativa de minimizar essa questão. O descarte irregular de lixo, resíduos sólidos, volumosos (sofás, poltronas e colchões) e queimadas em área urbana e rural causam danos à saúde e ao meio ambiente. A denúncia aos órgãos oficiais pode ser feita pelo telefone 0800 770 1595.

Arrastões

A Prefeitura realizou, neste mês de abril, dois arrastões. O primeiro ocorreu no dia 2, e passou pelos bairros Jardim Adalberto Roxo e do Jardim Veneza, de onde foram retirados mais de 10 toneladas de materiais inservíveis dos quintais das residências, de terrenos e de áreas de mananciais daquela região.

No último sábado (9), a ação foi realizada nos bairros do Jardim Indaiá, Jardim São Rafael, Jardim dos Oitis e Jardim Boa Vista, de onde foram retirados mais de 12 toneladas de materiais inservíveis dos quintais das residências, de terrenos e de áreas de mananciais. Como o trabalho não foi concluído no sábado, as equipes retornaram àquela região na segunda-feira (11) e o material recolhido nos dois dias soma aproximadamente 14 toneladas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica, que é o 0800-7740440, ou no WhatsApp da Prefeitura, o (16) 99760-1190.

Números da epidemia

Segundo a Vigilância, no ano de 2022 foram registrados 3.362 casos confirmados de dengue. Foram 150 casos em janeiro, 690 casos em fevereiro, 2.250 em março e 272 em abril. Neste ano, seis óbitos causados pela dengue foram registrados em Araraquara.

Os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.

Atendimento

O Centro de Atendimento de Dengue funciona no hospital de campanha, diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 21h. E todas as unidades de saúde do município também atendem casos suspeitos de dengue – os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e as UPAs, 24 horas por dia.

Vale acrescentar que a UPA da Vila Xavier, que desde o início da pandemia de Covid-19 atendia exclusivamente casos da síndrome gripal, já retomou o atendimento de outras patologias, inclusive dengue.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.