Vacinação contra Covid-19 também está disponível no “Prefeitura nos Bairros”

0
1394
Mais de 400 vacinas já foram aplicadas na edição 2023 do programa que visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas
 
Programa que tem por finalidade levar todos os serviços da Prefeitura para perto da população, o “Prefeitura nos Bairros” também oferece o serviço de vacinação contra Covid-19. Até esta quinta-feira (6), esse serviço está disponível no plantão de atendimento social, que atende no horário das 8h30 às 13h30, na Emef Henrique Scabello, que fica na Avenida Remo Frontarolli, 4050, Parque das Hortências. Na próxima semana, o programa iniciará sua atuação na região do Cecap. 

O serviço, que é disponibilizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece desde a Pfizer Baby até o reforço com a Bivalente. “A ação no Prefeitura nos Bairros contempla todo o público alvo da campanha, que são desde as crianças maiores de 6 meses até os idosos com mais de 70 anos. As doses são aplicadas de acordo com a faixa etária e quantidade de doses preconizadas”, observou Glaucia Falcoski, coordenadora da Vigilância em Saúde do município, que acrescenta que os imunocomprometidos ou em condições de imunossupressão com 12 anos ou mais também estão recebendo a bivalente, mas somente no Sesa, que distribui 100 senhas diárias.

 
Segundo o levantamento que abordou a atuação da edição 2023 do “Prefeitura nos Bairros” desde seu lançamento em 28 de fevereiro, foram aplicadas 401 vacinas na fase 1 (região do Parque Residencial São Paulo) e primeira semana da fase 2 (região do Hortências).

Prefeitura nos Bairros

O “Prefeitura nos Bairros” é um programa introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara, e que visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros.

Além disso, o programa conta com o plantão de atendimento social em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Além do cadastro para castração de animais, estão disponíveis a divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o “Minha Casa, Minha Vida”, Programa de Mediação de Conflitos, ações educativas, dentre outros. Seu tempo médio em cada região dura entre 10 e 15 dias.

Região do Hortências

Essa segunda fase da edição 2023 do “Prefeitura nos Bairros”, que foi lançada no dia 27 de março, atenderá até esta quinta-feira (6) a região do Parque das Hortências, que envolve ainda os bairros Jardim Cruzeiro do Sul 1 e 2, Jardim Del Rei, Jardim Arco Íris, Jardim Athenas, Jardim Diamante, Jardim dos Industriários, Jardim Dumont, Jardim Esplanada, Jardim Ieda, Jardim Santa Adélia, Jardim Santa Marta, Jardim Silvestre, Vila Bonilha, Adelino Silva, Condomínio Satélite e Residencial Nossa Senhora Aparecida.

Enquanto as equipes de manutenção e zeladoria atuam nas ruas da região, o atendimento social é oferecido na Emef Henrique Scabello, no Hortências, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 13h30.

Vacinação em curso

A vacinação infantil e adulto contra a Covid-19 no município continua. O atendimento do público infantil de 6 meses a 11 anos está sendo feito nas unidades de saúde do Yolanda Ópice, Santa Angelina, Paulistano, Iedda e Adalberto Roxo, das 8 às 15 horas, e unidade do Sesa, das 8 às 14 horas. Não há necessidade de agendamento.

E continua a vacinação dos adultos maiores de 18 anos, incluindo a faixa etária de 12 a 17 anos, nas unidades do Cecap, Santa Angelina, Selmi Dei 1 e 4, Vila Xavier, Yolanda Ópice, Assentamento Bela Vista, Bueno, Iedda, Marivan, Pinheiros, Parque São Paulo, Vale do Sol, das 8 às 15 horas, e unidade do Sesa, das 8 às 14 horas. Na unidade do Sesa, é feita a aplicação da 5ª dose nas pessoas imunossuprimidas, pessoas com HIV, transplantadas e pessoas em tratamento quimioterápico. Nesses polos de vacinação para adultos também está sendo aplicada a vacina bivalente.

É fundamental que as pessoas busquem completar o esquema vacinal com as doses disponíveis e também a vacina bivalente para manter a proteção das formas mais graves da Covid-19. Reforço que as pessoas com sintomas gripais ou sabidamente com Covid + não podem se vacinar, é obrigatório aguardar 30 dias após início dos sintomas para poder tomar a dose da vacina.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.