Unidades de Saúde organizam ações para marcar o Novembro Azul

0
359

Palestras estão sendo agendadas para conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além do cuidado integral com a saúde do homem

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está organizando uma série de ações voltadas à saúde do homem, em alusão ao Novembro Azul. A campanha Novembro Azul busca conscientizar sobre a importância da consulta preventiva e diagnóstico do câncer de próstata, além da importância do cuidado integral com a saúde do homem, em todos os aspectos.
Para promover essa conscientização, estão sendo agendadas palestras com médicos e especialistas de diferentes unidades de saúde, além da intensificação dos atendimentos.
A primeira palestra está marcada para o próximo dia 12, sexta-feira, 9 horas, na ESF Bueno de Andrada “Dr. Nilo Rodrigues da Silva”.
No dia 25 de novembro, será a vez da USF Assentamento Monte Alegre “Dirce Ragassi Cândido”, também às 9 horas.
Neste mesmo horário, no dia 27 de novembro, a equipe da ESF Cruzeiro do Sul “Farm. Cristovão Colombo” também realiza palestra, com caminhada e gincana, além de atendimentos com o urologista Ricardo Barros, das 8 às 13 horas.
Em por fim, equipes da USF Santa Lucia I “Dr. Aldo Cariani”, no Jardim Morumbi, promoverão palestra no dia 30 de novembro, às 10h30.
“Essas são as unidades que já agendaram suas ações, mas outras poderão também se organizar no decorrer no mês e a comunidade será informada para participar. De qualquer forma, neste mês, todas as unidades intensificarão as ações voltadas para a saúde do homem. É muito importante informar sobre o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce. Precisamos combater esse preconceito que ainda existe quando o assunto é a saúde do homem. O diagnóstico precoce pode salvar vidas”, afirma a médica Talitha Martins, coordenadora da Atenção Básica do Município.
De acordo com os especialistas, o tumor de câncer na próstata se tratado no início tem amplas possibilidades de cura.
Os exames para diagnóstico são feitos de forma individualizada, mas é importante ressaltar que este mês é um momento de grande relevância para que homens se atentem à importância do seu cuidado em saúde. As consultas médicas devem ser realizadas anualmente e podem ser agendadas em sua unidade de saúde de referência.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.