O Centro Universitário de Araraquara Uniara – realizou um trabalho de recuperação histórica do filme “Santo Antônio e a vaca”, filmado e produzido em Araraquara na década de 50. O filme foi produzido e dirigido por Wallace Leal Valentin Rodrigues, fundador do Teatro Experimental de Comédias de Araraquara (TECA), com um elenco formado por moradores de Araraquara e da zona rural do município.
Como resultado desse trabalho, acontecerá, nos dias 30 e 31 de outubro, sessões especiais para apresentação do filme no Espaço Cultural Paratodos, às 20h30, abertas ao público em geral. As exibições contarão com a presença de atores do filme e de seus familiares.
O Reitor da Uniara, Prof. Luiz Felipe Cabral Mauro, espera que os estudantes do ensino médio e fundamental também compareçam, pois acha importante que eles conheçam a memória cultural da cidade. Para o evento, foram criados CDs com curiosidades sobre o filme e várias cópias em fitas cassete.
O Prof. Luiz Felipe conta que teve a idéia de recuperar esse patrimônio histórico-cultural e pôde contar com a colaboração do professor Antônio Luiz de Oliveira Buzá, coordenador do projeto e do Centro de Artes da Uniara, e da participação mais do que especial do jornalista João Bosco Brandão, que colheu dados, arquivos, fotos e depoimentos para a realização do projeto. O trabalho conta também com a participação de vários funcionários da Uniara. “Sem o envolvimento deles, a conclusão do trabalho seria muito difícil”, afirma o jornalista. (Thaís Martin, do Núcleo de Produção Jornalística da Uniara)