Familiares do falecido Américo Capaldo, que foi tesoureiro da antiga Escola de Belas Artes de Araraquara (extinta na década de 60) doaram um antigo projetor de slides com centenas de reproduções de obras de grandes artistas à Uniara. O equipamento pertencia ao acervo pessoal de Capaldo.
O projetor de slides ainda funciona e está em excelente estado de conservação. Não se sabe a data de sua fabricação, apenas que foi fabricado nos Estados Unidos e que tem uma lâmpada alemã. As medidas dos slides não existem mais e as reproduções são de obras de grandes artistas como Pablo Picasso, Paul Klee, Mondrian e Edvard Monch.
O professor de desenho do Centro de Artes da Uniara, Antonio Luiz de Oliveira Buzzá, conta que as reproduções são de obras criadas da fase do Impressionismo à Arte Moderna. “Uma das obras de maior valor reproduzidas nos slides é a La Guernica, de Pablo Picasso, 1937”, explica.
Ele conta que a finalidade do projetor e dos slides ainda está sendo estudada, mas que possivelmente serão utilizados didaticamente ou em uma futura exposição.