Pesquisador da Uniara é coautor de artigo cujo dispositivo poderia ter aplicação no tratamento de câncer de pele. O pesquisador do Grupo de Pesquisa em Biopolímeros e Biomateriais BioPolMat da Universidade de Araraquara Uniara, Hernane Barud, é um dos coautores do artigo "Transparent bacterial cellulose nanocomposites used as substract for organic light-emitting diodes", será publicado no Journal of Materials Science: Materials in Electronics.
"É um trabalho que envolve a celulose bacteriana. Aplicação no tratamento de câncer de pele, por meio de uma técnica chamada terapia fotodinâmica. Nela, temos um OLED que construímos na pesquisa, um diodo orgânico emissor de luz um dispositivo condutor que emite luz por meio da eletroluminescência. Essa luz reage com uma molécula que libera oxigênio singleto. Esse oxigênio pode acelerar o processo de cura desse tipo de câncer", explica Barud. Os outros coautores: Cristiano Legnani, José Caiut, Vanessa Calil, Indhira Maciel, Welber Quirino, Sidney Ribeiro e Marco Cremona.
Grupo de Pesquisa em BioPolMat da Uniara no www.uniara.com.br/biopolmat, pelo telefone (16) 3301-7348 ou e-mail secpgbio@uniara.com.br.