A Secretaria Municipal da Educação realizou, nesta semana (16), a formatura de 104 professores no curso Pedagogia Cidadã. É a segunda turma de professores e educadores formada pelo curso que é fruto de um convênio, assinado em 2002, entre a Prefeitura de Araraquara e a Unesp/Fundunesp para oferecer licenciatura plena em Pedagogia para educadores e professores da Educação Infantil e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal.
O Projeto Pedagogia-Cidadã nasceu dos esforços da UNESP em levar para toda sociedade, formação universitária de reconhecida qualidade. "O governo municipal tem, desde 2001, priorizado a formação inicial e continuada dos professores, educadores e profissionais da Educação", diz Clélia Mara Santos.
A Prefeitura desembolsou, somente no ano de 2007, R$ 16.524,00 por mês, perfazendo R$ 198.288,00 investidos com essa formação.
Entre os princípios norteadores da Pedagogia Cidadã estão: formar o professor e o gestor escolar numa perspectiva crítica e cidadã; desenvolver saberes relacionados à ação docente; articular a formação inicial e a continuada; e propiciar a formação baseada na reflexão permanente e no conhecimento construído a partir da prática.
O que é?
O curso é presencial e utiliza recursos tecnológicos de informação e comunicação como teleconferências e videoconferências, geradas para todos os pólos receptores, sob a responsabilidade de professores universitários da própria UNESP ou por ela convidados). Além disso, há também o trabalho monitorado, que compreende atividades individuais e coletivas on-line (em ambiente computacional), off-line (com o professor) e de suporte (trabalho independente).
"Neste momento, em que 104 educadores e professores se formam em nível superior, não poderia deixar de reconhecer e cumprimentá-los pelo esforço e dedicação ao longo de todo o curso. Estas pessoas venceram o cansaço, a dupla jornada de trabalho, as dificuldades teóricas de um curso de formação superior e finalizaram, com todos os méritos, a graduação. Por certo a colaboração e empenho dos professores do curso e de toda equipe de coordenação da Pedagogia Cidadã/UNESP e do CEDEPE/SME, foi também um fator decisivo para o sucesso do projeto", justificou a secretária Clélia.