Tudo pronto para o Parlamento Jovem 2023 

0
323

Primeiro ato da nona edição do projeto foi a assinatura do Termo de Parceria entre Escola do Legislativo, Prefeitura, Diretoria Regional de Ensino e escolas particulares convidadas 

Foi dada a partida para os trabalhos do Parlamento Jovem (PJ) 2023. Na quinta-feira (16), representantes da Secretaria da Educação, da Diretoria Regional de Ensino e de instituições de ensino particulares convidadas reuniram-se com a equipe da Escola do Legislativo (EL) e o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT), para assinar o Termo de Parceria do Parlamento Jovem 2023 – Ensino Fundamental. 

“O Parlamento Jovem foi criado em 2001, com o objetivo de proporcionar aos jovens a vivência do processo democrático e fomentar a formação de cidadãos comprometidos com a transformação da sociedade, além de apresentar um olhar sobre a figura do legislador, as funções e o cotidiano do Poder Legislativo de maneira institucional e apartidária”, apontou a presidenta da EL, a vereadora Luna Meyer (PDT), durante o encontro. 

“Às vezes, as pessoas têm dificuldade para compreender o Legislativo”, complementou o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Landim (PT). “Além de levarem as informações para suas famílias, essas crianças podem um dia se tornar, elas mesmas, vereadores, deputados, prefeitos. Este despertar é muito importante.” 

A nona edição do PJ contará com a participação de 37 escolas, sendo 12 municipais, 19 estaduais e seis particulares. Os estudantes terão aulas sobre política na própria escola e elaborarão proposituras (indicações, requerimentos e projetos de leis) referentes a questões que considerem relevantes. Destas, 18 serão selecionadas para serem apresentadas, no dia 22 de junho, na Sessão oficial do PJ, por 36 alunos, que serão vereadores mirins e seus suplentes, todos apadrinhados pelos vereadores da atual legislatura. 

Além da equipe da EL – formada pela presidenta, Luna Meyer, pela vice-presidenta, Fabi Virgílio (PT), e os servidores Ana Paula Escamilha, Bruna Brasil e Renato Kemoto –, participaram da assinatura do Termo de Parceria a secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, a coordenadora executiva de Políticas Educacionais, Márcia Maria da Costa, a analista sociocultural Aline Cristina de João Job e a coordenadora de equipe curricular Maria Aparecida Paiva, ambas da Diretoria Regional de Ensino, os mantenedores do Colégio Conexão, Maria Diva Lucarelli e Antonio Carlos Lucarelli, o professor Alexandre Aparecido dos Santos, representando o Externato Santa Terezinha, a orientadora do Colégio Objetivo Claudiane Gonçalves, o coordenador da Escola Pueri Domus, João Luís de Mattos Gonçalves, e a professora apoiadora da Escola Sesi Araraquara Maria Cecília Scatolin. 

(Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.