O homenageado é natural da Jundiaí, nasceu em 1945, e se formou em 1970 pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Campinas. Em 1976 tomou posse na magistratura e foi nomeado para a 13ª Circunscrição Judiciária, com sede em Barretos.
José Renato Nalini é desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo desde 2004 e ocupou o cargo de corregedor-geral no biênio 2012/2013 e, desde 2014, atua como presidente do TJ-SP.
Durante seu discurso, o prefeito Marcelo Barbieri enalteceu a parceria entre Poder Executivo e Poder Judiciário. "Araraquara sente-se honrada pela concessão desse título, a maior honraria do município".
Gratidão
Comandando o maior Tribunal de Justiça do mundo, o homenageado agradeceu a honraria. "Volto a Araraquara muito feliz e grato por receber esse título, a cidade merece todo meu carinho", afirmou José Renato Nalini.
O presidente da Câmara, Elias Chediek, destacou as atribuições acadêmicas do concidadão. "Sua carreira é brilhante e merece todo respeito. Araraquara o reconhece como grande cidadão".
Autoria
A homenagem foi propugnada pelo vereador Jeferson Yashuda, através do Decreto Legislativo 927, sendo aprovada pela unanimidade da Casa.
Além da carreira exemplar, o jurista é ex-presidente da Academia Paulista de Letras, professor universitário e autor dos livros Ética da Magistratura, A Rebelião da Toga e Ética Ambiental.
O Diretor
"É uma honra recebê-lo na Comarca, quero saudá-lo como novo filho da Morada do Sol. Sua presença é motivo de orgulho para nós", argumentou o diretor do Fórum de Araraquara, Dr. Heitor Luiz Ferreira do Amparo.
Participaram
Os vereadores Farmacêutico Jeferson Yashuda, Willian Affonso, Edna Martins, Tenente Santana, Adilson Vital, a desembargadora Sandra Galhardo, o coordenador do curso de Direito da Uniara Fernando Passos, além de juízes, promotores, servidores do judiciário e demais autoridades.