Tribuna Livre

João Luiz Ultramari

Patrimônio da Ferroviária

Municipalização: não há dúvida que, atualmente, depois de tantos problemas ocorridos na AFE, outra não seria a solução para salvar o patrimônio. Apesar de que ainda existem muitas formalidades legais a serem enfrentadas, as quais deverão ser superadas. Essa solução se arrastou por muitos anos… voltando ao passado (1.997), através de um requerimento de minha autoria, a Câmara Municipal solicitou ao ex-Prefeito Waldemar De Santi que declarasse de utilidade pública o patrimônio da AFE, o que em seguida ocorreu. Naquela época, o Prefeito Edinho Silva era vereador. Se desde então, a utilidade pública tivesse se concretizado pode ter certeza de que a situação da AFE já estaria solucionada há muito tempo. Não podemos esquecer que a idéia de transformar o clube em sócio-empresa, já era daquela época, inclusive com a iniciativa do Valdir Massucato, que era da Kaiser e, preparou um projeto que me incumbiu de apresentá-lo aos empresários no “Stand da Kaiser”, na Facira. A idéia não vingou por uma série de problemas que deixo de comentar, mas, muitos sentiram-se frustrados, principalmente pelo trabalho realizado pelo Valdir e equipe. Mas agora, depois de todos os problemas que surgiram na AFE, vejo a idéia vingar, principalmente, por ser uma questão de honra do Prefeito Edinho Silva, que nesses 31 meses de sua administração tentou todas as formas possíveis, chegando a conclusão que o melhor é a municipalização. Com isso, podem estar certos, muitos ex-diretores e a atual diretoria, dormirão mais tranqüilos. O ex-prefeito Waldemar De Santi não concretizou a utilidade pública, justiticando diversos motivos: financeiro, outras prioridades ao povo, entendimentos legais (por ser um clube particular, com associados e proprietários de cadeiras-cativas, entre tantas coisas mais). Esperamos que o Prefeito Edinho Silva, com a sua equipe, encontrem a melhor forma para solucionar e que não sobre nada para o futuro. Assim, estará cumprida a sua promessa. Prefeito, sinceramente, estamos torcendo para que o seu plano dê certo e seja o melhor para a cidade (caso ela aprove o projeto no orçamento participativo e por seus representantes na Câmara) e que a nossa querida AFE ressuscite novamente, com uma completa renovação em sua administração, conselho deliberativo e estatutos sociais, esquecendo-se do passado.

Desconfiança: em nossos comentários a respeito da Ferroviária e em relação ao Balanço de 2.002, jamais desconfiamos de qualquer dirigente grená pois não cabe a mim fiscalizar o clube. Para isso possui um Conselho Deliberativo. Tão somente perguntamos se o balanço de 2.002 foi apresentado pela diretoria, pois, segundo conselheiros, foi dado prazo e ainda não havia sido apresentado. Existe uma lei, atualmente, que assim o exige. Lamentamos que certas pessoas pensem o contrário…

Ferroviária S/A: empresas já estão aderindo, o caso mais recente anunciado pelo Prefeito Edinho Silva foi da “UNIMED”. Pelo menos os jogadores já não teriam mais problemas médicos, como aconteceu recentemente.

Santa Casa: já estamos prevendo que a qualquer momento poderá ser anunciado que a situação da nossa querida Santa Casa não poderá ser outra, senão a municipalização, “como a AFE”. Ou então terceirizar e outro hospital assumir… Com tantos problemas, com os planos de saúde o nosso corpo e mente passaram a ter concorrência particular. Veja a Unimed, com tantos associados: daqui a pouco terá que construir novo prédio.

Gota de Leite: também não é fácil administrar essa entidade, sem recursos e beneficiando pessoas carentes. Só não podem deixar ficar no vermelho para depois correr atrás do prejuízo.

LEGISLATIVO MUNICIPAL

Guarda Municipal: esperamos que deixem o pessoal trabalhar… estamos notando que só estão reclamando das multas que estão pesando no bolso, não estamos vendo reclamações de que as multas são improcedentes.

Custos: será que o Município não tem competência para administrar a cobrança das multas e os radares, precisando pagar altas quantias para empresa terceirizada? Reclamavam tanto dos gastos com empresa terceirizada para administrar a arrecadação fiscal e, agora, aceitam os custos para administrar as multas? Por que a CIRETRAN local consegue administrar a cobrança de multas em nível estadual, mesmo com tantos problemas de estrutura e pessoal? Com a palavra nossos representantes.

Campinas: uma das primeiras cidades a ser criticada pela implantação de radares, quando o trânsito era uma loucura. Com o tempo, ninguém mais está falando e tudo está se normalizando, ou seja, os motoristas passaram a cumprir as leis de trânsito e viram que suas irresponsabilidades pesam no bolso.

Área Azul: também esperamos que a solução seja amigável, revendo o contrato com a empresa e não impondo condições que ferem o já aprovado e contratado. O ideal também é pagar pelo tempo estacionado e não o atual sistema.

Flavio Ferraz de Carvalho: o Flávio deixou saudades para muitos. Foi aprovado o requerimento da vereadora Juliana Damus, denominando o nome do inesquecível vereador e advogado para a quadra de esportes a ser inaugurada no Jardim Eliana, em comemoração aos festejos do aniversário de Araraquara.

GOVERNO ESTADUAL

Aguardando o anúncio da inauguração da duplicação da pista e de posto de Policiamento na Rodovia Araraquara/Jaú.

LEGISLATIVO ESTADUAL

Que falta faz um deputado estadual. Agora sobrou para o Dimas Ramalho que tem que cobrir essa ausência.

EXECUTIVO FEDERAL

Presidente Lula: deverá estar presente na cidade, neste sábado, visitando a Facira. Uma honra para Araraquara, pois o presidente anterior esqueceu-se de Araraquara, mesmo casado com uma Araraquarense. Será uma grande oportunidade para reivindicações. Prefeito e Presidente, do mesmo partido (PT).

LEGISLATIVO FEDERAL:

Deputado Dimas Ramalho: usando da palavra na tribuna federal, destacou a Facira – Feira Agro Comercial da Região de Araraquara, que mostra o potencial da região central do Estado de São Paulo, destacando a presença do Ministro da Agricultura e agora a do Presidente da República.

Deputados aprovam a reforma da previdência, com grandes modificações em razão das pressões. Deputado Tuma pede para os senadores corrigirem um item: “Governador que não quer aumento, poderá prejudicar o limite dos servidores”. Deputado, o seu papai estará lá. Só não esqueça de pedir apoio ao irmão estadual. Uma família unida, até na política.

DIVERSOS

Ministério Público, Justiça Estadual e Federal: temos acompanhado o trabalho em nossa cidade e sabemos do esforço dessas autoridades para fazer Justiça, mesmo com a quantidade de processos existentes e a falta de estruturas e pessoal. Sempre elogiei essas autoridades pela dedicação, em razão dos trinta anos militando na profissão de advogado e considerando Araraquara uma cidade privilegiada em relação às demais Comarcas.

O Ministério Público Estadual sempre acompanhando os processos, ocorrências, representações a ele encaminhadas e denunciando. O mesmo em relação ao Ministério Público Federal, que inclusive, em caso inédito na área fiscal, resultou na prisão de um industrial.

Prevaricação: muitos de nossos representantes “políticos” estão se omitindo, motivo pelo qual, devemos levar ao conhecimento do Ministério Público Estadual e Federal e pedir providências, pois estamos cansados de ver o patrimônio público ser lesado e o povo pagar o pato. Estarei apresentando representações a respeito, iniciando pelas já denunciadas na Tribuna Livre.

ERRATA: Sobre o termo prevaricação, preciso fazer um reparo. Na edição do dia 03/08, página 05, em todas as notícias, deveria ser grafado: estariam prevaricando? A idéia central é discutir os problemas que, na verdade, afligem nossa coletividade. Discutir na essência, com base científica e buscando a união de forças para a solução. Isso é o que interessa ao nosso povo. Aos que se sentiram chateados, pelo tempo do verbo, pedimos escusas.

Salão da AFE: almoçando em restaurante, no último sábado, um garçom estava em defesa do responsável do salão de festas da Ferroviária. Lamentável Sr. Garçom, nada tenho contra o responsável pelo salão, tão somente discordei do empréstimo de energia pública para um particular. Pergunto, por que desligaram? Estava correto o procedimento?

Bocudo/Sabe Tudo: Deixa para lá Sr. Carlos, o moço é inteligente mas peca quando quer denegrir a imagem das pessoas. Fica tão ansioso para maltratar que não consegue falar coisa com coisa e nada sabe do que aconteceu no trânsito de Araraquara. Ele não fala como deixaram a estrutura do trânsito, “nada”. Ao contrário, a atual administração que recebeu tudo em ordem, toda a cidade sinalizada, inclusive quatro veículos zero. Prova é que todos os semáforos modernos instalados continuam e os antigos não foram trocados.

Rincão já preferiu desativar o que tinha sido instalado. A cidade que estava toda sinalizada, hoje está tendo reclamação em todos os bairros, inclusive no centro (ele mesmo está “metendo o pau”). Hoje, existem recursos financeiros em razão da grande quantidade de multas aplicadas, o que antes era irrisório. Muitas cidades ainda pensam em implantar radares, mas, não têm recursos. Por que ele não debate como cada administração entregou o trânsito, bem como, a estrutura da cidade? Por que ele não debate os valores que cada administração teve, inclusive com recursos da CTA. Claro João, arquivamento de processo por decadência não quer dizer que ganhou, pois não se entrou no mérito. Mas, deixa-o falar, ele não me esquece mesmo.

EFEMÉRIDES

Agosto

16 Aniversário da Cidade de Teresina e São Roque

17 Patrimônio Histórico

18 Santa Helena e Início da Semana do Exército

19 Mundial da Fotografia e Artística de Teatro

20 Vizinho, São Bernardo e Maçom

21 Habitação

22 Folclore, Supervisor Educacional, Dia do Excepcional e de nossa querida Araraquara.

Caixa Postal

Colégio Progresso: “Quem não aprende com os pais, o mundo ensina” Albino da Silva Costa – POR UM FILHO, POR UM PAI. Hoje quero te oferecer, senhor a minha alegria e gratidão por essa difícil missão de ser pai! Foi uma responsabilidade que assumi iluminado por teu Santo Espírito, confiante de que cada filho que me entregaste era também uma bênção sobre meu matrimônio, significava tua presença em nossa família e um chamado para amar mais. Ser Pai! Representa uma caminhada cheia de alegria, Senhor! Penso que até recebo mais do que dou e que a existência do meu filho foi mais uma forma que encontraste para eu compreender-te, como Pai. Mas, nem sempre tem sido fácil, meu Deus, entregar-me por inteiro a esta causa a que me chamaste. O mundo lá fora é inclemente, os valores com os quais me deparo me confundem e o silêncio que faço para ouvir teus conselhos é tão pouco… Por isso eu temo, Senhor, e venho neste momento pedir para que eu possa olhar nos olhos do meu filho e jamais encontrar a insegurança pela ausência da minha mão amiga. Consultar seu álbum de recordações e me ver presente em seus momentos importantes. Lembrar das dores do meu filho, das suas perdas e desilusões, e junto às marcas das suas lágrimas, reconhecer as minhas próprias, por termos chorado juntos. Pedir ao meu filho que me fale sobre suas crenças e nelas enxergar humildade e fraternidade que minhas atitudes tenham despertado. Verificar que entre as coisas que o incomodam, estão o egoísmo e a competição que dividem os homens que queres ver irmãos. Propor que ele fale sobre o amor, e vê-lo buscando inspiração na tua bondade e misericórdia. Perceber enfim, Senhor, que a imagem que ele guarda de mim, é uma imagem de imenso amor, compreensão e paciência, semelhante a que guardo de ti no meu coração. Se isto eu puder sentir, ao longo desta trajetória, terei certeza de que cumpri a tua vontade, através desta difícil e maravilhosa missão que me confiastes. Assim seja, meu Pai! Feliz Dia dos Pais De todos nós do Colégio Progresso.

Da vereadora Juliana Damus: “Ao Dr. João Luiz Ultramari: vimos por meio deste transmitir os cumprimentos e congratulações pelo Dia do Advogado. Justiça é honrar a luz da profissão, no estudo, na verdade, na garra do dever de advogado que busca ser a verdade, que busca ser o direito, na busca que a honestidade seja a força do seu peito”.

Laurindo de Lazari: Homenagem ao Dia dos Advogados! 11 de Agosto Dormientibus non sucurritur ius (O direito não socorre a quem dorme). Ao poder Judiciário, milhares de homenagens. Porque é o esteio do estado de Direito. Sem ele, a liberdade se extingue! Ser magistrado é ser um sacerdote do Direito. Ingressar em universos desconhecidos do ser humano. Conviver com personagens até então estranhos. E conhecer um pouco de cada um e vivendo no seu mundo. Que agora também é dele. Compartilhar e recriar um novo espaço, tempo, com novas criaturas a povoarem este cenário. O verdadeiro direito é aquele que anda de mãos dadas com a justiça social e com a realidade. Ser advogado é ser bom, quando necessário. Ser justo, sempre. Ser intransigente com a injustiça e a ilegalidade. Ser solidário com o inocente e ser duro com o infrator.

Antonio Casaut: Em Qualquer Situação (Emmanuel): Não penses tanto sobre o que os outros possam imaginar a teu respeito. Raramente isso acontece. Na maioria dos casos, quando notas alguém a observar-te, essa pessoa, provavelmente, deseja saber o que estás pensando a respeito dela. Em qualquer situação, mentalizaremos o bem e sigamos para frente (página recebida pelo Médium Francisco Candido Xavier)

Obrigado a todos que enviaram as mensagens e me cumprimentaram pessoalmente, ou por telefone, pelo dia dos pais e do advogado. Um abraço e um beijo aos meus quatro filhos, dos quais tenho muito orgulho de ser pai.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ginastas da Fundesport são campeãs em Paulínia

Prorrogadas até dia 31 de outubro as inscrições para alunos novos nos CERs em 2025

Ponto Chic vence rivais e disputa finais da Copa União

Confira o que será votado na Sessão Ordinária desta terça-feira (8) na Câmara

Nove dicas para controlar e reduzir o estresse

CATEGORIAS