João Luiz Ultramari
Araraquara e seus problemas do dia a dia, do Prefeito Edinho Silva, do Presidente da Câmara e outros segmentos da sociedade.
Patrimônio da Ferroviária- AFE.
Questão de honra do Prefeito Edinho (31 meses no governo e tantas promessas não concretizadas).
Ferroviária S/A, lançada em clima de festa, com coquetel para 400 pessoas e despesas pagas não sei por quem, enquanto o clube sequer tem condições para pagar os seus funcionários, energia elétrica e tantas coisas mais. Ainda não vimos a divulgação da constituição da empresa S/A, da diretoria, dos registro fiscais e das empresas que aderiram à idéia.
Uniara encerra a negociação. Lamentavelmente, teve gente que ainda tentou culpar a instituição e falou em perdas e danos. Aceitaram a proposta feita por ela? Se tivesse sido aceita, teria sido concretizado o negócio. Tem gente que aos invés de ficar calado, só fala besteira.
Situação do Clube: sem energia elétrica, piscinas vazias, sem nada a oferecer aos associados. Falta de conservação do clube, não pagamento dos salários dos funcionários e encargos, perda de parte de seu patrimônio na Justiça, ex-diretores fiadores de dívidas sujeitos a perder bens particulares… não há dúvida que administrada assim vai à falência mesmo.
Poupança na Cadeira: antes, pelo menos os ex-dirigentes corriam atrás do prejuízo, ofereciam algumas promoções aos associados para que continuassem frequentando o clube e pagassem as mensalidades. Faziam bingos, rifas … enfim, participavam do dia a dia do clube. Agora, estão com a poupança na cadeira esperando o Prefeito fazer o milagre prometido.
Faltou água para as crianças: é difícil acreditar mas é a realidade. Faltou água para as crianças que foram prestigiar o treino da equipe da AFE. Prefeito, essa é a imagem que a Ferrinha merece?
Atendimento Médico: um dia desses, um atleta em teste se machucou e não tinha ninguém para atendê-lo ou levá-lo ao médico. Será que pelo menos a central de ambulâncias não poderia deixar uma lá de espera? Pasmem senhores! Se coisinhas não se consegue administrar, o que será da AFE? Ao querido Bazani (patrimônio da AFE) nossa solidariedade.
Culpa do Prefeito? Claro que não, o prefeito da cidade nada tem com o problema da AFE. Mas, como ele entrou na chuva e prometeu, agora tem que agüentar e se molhar, você não acha?
A Lógica para solução; a única saída do Prefeito Edinho Silva para sair ileso desse episódio do patrimônio da AFE seria uma negociação com a Ferroban, quitando a dívida de IPTU que tem com o Município (R$…… quantos milhões?) a troco do terreno em posse da Ferroviária (outra novela que os dirigentes deixaram rolar sem o capítulo final). Será que o terreno não poderia ter sido dela, quando famosos políticos estavam no cargo e teriam dado um jeitinho com os governadores, a exemplo do Maluf? Ainda era FEPASA e os ex-presidentes e políticos da AFE não poderiam ter esquecido desse terreno em comodato. Não houve o problema das locomotivas de bitola larga que não couberam nos trilhos? Afinal, houve CPI desse caso?
Problema Resolvido
Se o prefeito Edinho Silva assim proceder, resolve a questão? Claro que não. Se esse é o pensamento do Edinho, será necessário municipalizar o patrimônio da AFE para poder negociar com a FERROBAN, pois tem dinheiro público envolvido. Existe ainda o problema dos sócios patrimoniais e dos proprietários de cadeiras cativas. Mas o maior problema são as dívidas. O município pode assumi-las legalmente? Qual seria a estratégia do Prefeito? Depois venderia parte do patrimônio a ser negociado com a Ferrobam para saldá-las? Será que o referido terreno foi incorporado ao patrimônio da Ferrobam, antes da Fepasa, para que haja a negociação?
Aprovação de Futura Negociação
Voltará a polêmica novamente, para a aprovação do Conselho Deliberativo da AFE, associados, sócios patrimoniais e proprietários de cadeiras cativas, Câmara Municipal e, dentro das normas legais, nesse caso a população será consultada? Como se fosse parte do Orçamento Participativo? Vamos aguardar o próximo capítulo da novela “Prefeito Edinho e o Patrimônio da AFE”.
Energia Elétrica
Perguntar não ofende: por que parou o uso da energia através de imóvel da Facira, diretamente ao salão de festas da AFE?
O estacionamento da AFE (Facira) que vem sendo anunciado pela imprensa, terá iluminação? A CPFL fará a ligação sem o pagamento do atrasado? Haverá seguro para os carros estacionados? De quem é a responsabilidade pelo estacionamento? Da AFE, Município, Facira ou entidades particulares?
Facira, uma feira que deu certo e que poderá dar mais ainda se incorporada ao patrimônio da AFE e, no local for planejado e transformado em um centro de convenções gerais e permanentes, a exemplo do Anhembi/SP. Sempre estivemos preocupados com a segurança dos visitantes na Facira. Será que agora, sendo imóvel municipal, já foram instalados os hidrômetros exigidos por lei? Com a palavra quem de direito…
Imprensa
Nunca vimos uma administração pública ser tão elogiada como a do Prefeito Edinho Silva. Todos os dias são informadas e publicadas as obras concluídas, as viagens do Prefeito e tantas coisas mais. Todo o material e fotos enviadas pela assessoria de imprensa. Também nunca vimos tantos anúncios de empresas terceirizadas do município no rádio, como se estivessem precisando contratar serviços da comunidade, onde já prestam e têm garantido o prazo constante das concorrências. Ou será que a publicidade a favor da administração é paga?
Programas Jornalísticos
Onde estão os programas da Rádio Bandeirantes, Rádio Cultura, Rádio Jovem Pan (ex-Aracoara)? Será preciso vir emissoras de outras cidades para ver se a opinião da população bate com as de um sabe tudo?
Defesa
Defender o prefeito então, nem precisa falar. Um só já fala por todos e ainda diz que não tem interesse nenhum. Chegam até criticar os políticos do passado como “vagabundos”. Agora, o prefeito tem defesa pela sua coragem em enfrentar o problema da AFE, da Santa Casa, da Guarda Municipal, dos Parquímetros e Radares. Jogam na fogueira até o compadre que nada fez em relação ao assunto que ele aborda, muito menos deixou planejamento e estrutura para ser iniciado o trabalho.
Pasmem Senhores
Vão abrir espaço na mídia para que num dia jornalistas de outros setores questionem a Administração Municipal, a Câmara…
Abram espaço para os vereadores também serem questionados. Assim, saberemos entre os debatedores, quem é quem na defesa do interesse da cidade, não acha?
Multas
Para podas indiscriminadas de árvores… Seria necessário apurar com os vizinhos para saber quem está fazendo ou até mesmo pagando as podas de árvores em Araraquara. Pois todos deveriam ser multados, ou seja: quem faz, quem manda e quem paga. O exemplo tem que vir de cima, principalmente de quem fiscaliza.
LEGISLATIVO MUNICIPAL
Câmara pede direito de resposta no programa de rádio, ufa… Estão acordando senhores, ha muito tempo deveriam estar agindo dessa maneira, dando e pedindo explicações do que estão falando do legislativo, pois somente assim a população poderá saber quem realmente está trabalhando e fiscalizando para ela, sem proteger um ou outro individualmente. Infelizmente, sobre determinados assuntos ninguém quer pedir ou dar explicações. Pelo jeito, somente judicialmente poderemos ter o reclamado encaminhamento visando a uma solução.
Sem resposta
O vereador Anderson mencionou em sua missiva que estaria inteirando-se dos assuntos abordados na Tribuna Livre, juntamente com outro vereador, mas até agora nada.
Parque Infantil
Estamos aguardando o êxito do trabalho da vereadora Juliana Damus em conseguir material para a construção de banheiro no Parque Infantil junto a empresa local e mão-de-obra da Prefeitura. Prefeito Edinho, uma boa para os freqüentadores do parque.
GOVERNO ESTADUAL
Sem notícias para Araraquara.
LEGISLATIVO ESTADUAL
Sem notícias para Araraquara e dá tempo para reflexão: muitos foram candidatos e nenhum foi chamado. E o povo da região…
EXECUTIVO FEDERAL
A Oposição está com prato cheio para criticar o atual governo, em vista dos acontecimentos. É muito importante a população ter oportunidade de assistir seus representantes municipais, estaduais e federais pela TV. Aliás, nenhum político ainda entrou com projeto para que esses canais sejam gratuitos à população, como no rádio com “A Voz do Brasil”.
Greve Federal em Araraquara
A Justiça Federal voltou, a Justiça do Trabalho não, com exceção ao Juiz da 2ª Vara do Trabalho que está realizando audiências programadas. Cartório, Protocolo, tudo parado. Esperamos que na próxima semana volte à normalidade apesar de as audiências estarem sendo marcadas para abril/maio de 2.004. Pobres trabalhadores, principalmente os desempregados e os demitidos pela Comissão Interventora da Prefeitura Municipal de Araraquara na Santa Casa.
LEGISLATIVO FEDERAL
As notícias de sempre, estamos aguardando a aprovação de projetos de lei e benefícios para nossos órgãos públicos.
DIVERSOS:
Dirceu de Carvalho, um exemplo de força de vontade e trabalho. Desde que o conheci, como meu professor no Colégio Comercial São José (contabilidade), nunca vi o Dirceu falar em férias, viagens, mas sempre trabalho e trabalho, principalmente para entidades filantrópicas. Caro amigo, que você continue com essa força de vontade que tem.
Efemérides
Agosto
09 S. Fábio
10 Enfermeira, São Lourenço e dos Pais
11 Consciência Nacional, Nacional do Estudante, Televisão, Hoteleiro, Magistrado, Advogado, Garçon, Pintura, Internacional da Logosofia e
Santa Clara
12 Nacional das Artes e Padroeira da Televisão “Santa Clara de Assis”
13 Economista, Encarcerado e do Pensamento
14 Combate à Poluição, Protesto e Unidade Humana
15 Solteiros, Informática, Jornaleiro e Assunção de Nossa Senhora
E-mail do leitor da Tribuna Livre:
“Gostaria de parabenizar o colunista João Luis Ultramari pela sua coluna e dizer que sou leitor assíduo. Parabéns pela coragem de tocar em temas importantes. Um grande abraço. (21/07/2003) Mário Takanage”.
Obrigado Mário, agradeço as suas palavras. Já tive duas representações criminais do Prefeito que foram arquivadas. Procuramos discutir a realidade dos fatos, inclusive com fotos, pedindo providências e soluções e nunca com a intenção de ofender ninguém.