TRIBUNA LIVRE

João Luiz Ultramari

I – PODER EXECUTIVO

Municipal

A Greve Terminou. Agora é esperar para ver como fica. Esperamos que realmente tenha discussão a respeito de cargos e salários, resolvendo o problema dos funcionários municipais para que não haja outra paralisação. Quem foi prejudicado? Voltaremos ao assunto, no decorrer dos acontecimentos.

Documento da Saúde. Caça aos autores. Transferir funcionários para outro setor é a solução? Os transferidos são os responsáveis? Seria algum funcionário o autor? Onde está o direito de defesa? Ah! Entendi, não tem papo. Como em outros casos, nem a Câmara teve resposta.

Estadual

Cadeia Masculina. Agora deve ser mesmo desativada, pois metade dos presos (excesso para uma cadeia), já se foi. Esperamos que o restante seja retirado logo, pois, caso contrário superlotará de novo. O que tem de mandado de prisão para ser cumprido…

Cadeia Feminina. Sai a masculina, mas, vem a feminina. Senhores moradores do pedaço, não seria a oportunidade de brigar pela desativação de vez. O prédio poderia abrigar outros setores da Polícia Militar. Para os políticos uma boa causa, tem o interesse dos moradores e da PM.

Federal

Tomara que tudo o que foi prometido e que está sendo dito, seja cumprido. Já vimos esse filme antes. Outros, que já foram oposição, assumiram prometendo tudo, mas tiveram que fazer acordos políticos e trocar favores e nada adiantou. Agora é a vez da outra oposição, que terá que aprovar as reformas. Só tem um remédio, prometer aos políticos e depois dar-lhes uma rasteira, caso contrário, vamos assistir novamente o mesmo filme.

II – PODER LEGISLATIVO

Guarda Municipal. A cada dia que passa, os municípios estão criando as suas guardas municipais, principalmente porque o Estado não possui recursos para aumentar o efetivo policial e aparelhar a Polícia Militar, para a segurança da população.

Trânsito Municipal. Retiraram a competência da Polícia Militar e passaram a responsabilidade para o Município. A Câmara Municipal aprova a criação de nossa guarda e agora tem vereadores metendo o pau nela, numa suposta fábrica de multas.

Infratores. Tem vereador pedindo para o Prefeito parcelar as multas de trânsito. Pergunto: será que esses vereadores procuraram saber de seus eleitores-infratores se é a primeira vez que são multados, por que foram multados e em quantas ocorrências policiais e acidentes estiveram envolvidos?

Falhas. Não há dúvidas de que elas podem ocorrer, pois onde não existem falhas? Mas, pode estar certo, devem ser mínimas e o comandante deve analisar e corrigir as eventuais, principalmente, se houver alguma vingança pessoal de quem a autuou.

Vereadores e Prefeito. Esperamos que votem e rejeitem qualquer projeto ou intenção de vereadores contrários à Guarda Municipal. Não pode ser esquecido que a competência do trânsito municipal é da Prefeitura. Se existem falhas, aí sim, o vereador deve denunciar, mas casos concretos e não defender infratores no geral. Isso é um desserviço.

Área Azul. Também esperamos que não seja aprovada nenhuma modificação no sistema de área azul, a exemplo da tolerância de 10 minutos. O que está faltando é mais orientação sobre o prazo para justificar a falta de cartão.

Estacionamentos. Aos poucos o problema de estacionar na área central de Araraquara está sendo solucionado, forçando a criação de estacionamentos particulares. Infelizmente, ainda são aprovados alvarás para empresas que deveriam ter estacionamento próprio para os seus clientes.

Bicicletas. Quando os senhores vereadores e o prefeito terão coragem de enfrentar a situação e resolver o problema de vez em Araraquara? Lei Federal existe, o que falta é o prefeito dar condições para a Guarda Municipal iniciar a fiscalização (local, condições e aumento do efetivo). Está faltando o quê? Seria vontade política?

Prédio da Câmara. Pelo jeito o problema não é tão sério quanto o anunciado. Não precisa de interdição, só de reparos indispensáveis pelo tempo da construção. Se houvesse perigo, com certeza os vereadores seriam os primeiros a não entrar no prédio. Vamos aguardar qual será o próximo capítulo da verdadeira novela.

Redução de Vereadores. Deveria partir da própria Câmara Municipal a redução de vereadores, a exemplo de algumas cidades do Brasil. Os vereadores, que sabem do reconhecimento de seu trabalho, deveriam tomar a iniciativa. Vamos aguardar, inclusive as promessas.

Estadual

Sem novidades e sem representação.

Federal

Dimas Ramalho se propôs a brigar para solucionar os problemas dos órgãos públicos federais em Araraquara. Por exemplo, terreno do INSS (Governo Federal), que somente tem causado problemas aos moradores.

Lei Impede. Devem ser feitas mudanças urgentes na legislação em vigor, que impede órgãos federais de ceder seus terrenos para outros, também federais. Justifica-se: o terreno do INSS de Araraquara poderia abrigar todos os órgãos.

Aluguel e Manutenção. Será que o governo federal tem analisado quanto gastam a União, Estados e Municípios em alugueis e manutenção de órgãos públicos federais? Exemplo: Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Procuradoria da União, Receita Federal e do próprio INSS. Não poderiam estar num único local, economizando assim os alugueis, a limpeza, a segurança e a administração?

III – DIVERSOS

Ferroviária S/A

Situação. Os sócios patrimoniais, os proprietários de cadeiras cativas, funcionários e outros interessados (ex-diretores com bens particulares penhorados cujos diversos leilões foram adiados), estão aguardando com muita expectativa a solução do destino da nossa querida Ferroviária (sede esportiva e equipe de futebol).

Som perturba o Sossego Público. Estamos aguardando notícias a respeito, principalmente sobre as providências prometidas pela Prefeitura, pois além dos clubes, bares e restaurantes, a população está p. da vida com o barulho de igrejas e casas comunitárias.

Leitores da Tribuna: minha querida irmã Márcia Ultramari que completa mais um ano de vida no próximo dia 12. Parabéns mana e continue firme, com fé em Deus que o pior já passou. Contrariando pareceres dados, você está andando. Obrigado aos médicos Hilário e Flávio Maldonado da cidade de Marília.

EFEMÉRIDES

Junho

07- Liberdade de Imprensa

08- Citricultor

09- Nacional de Anchieta, Tênis, Tenista e Porteiro

10- Artilharia, Raça, Língua Portuguesa, Internacional da Liberdade de Imprensa e Santa Margarida

11- Educador Sanitário, Televisão, Marinha Brasileira e Batalha Naval de Riachuelo

12- Enxadrista, Namorado e Correio Aéreo Nacional

13- Turista e Santo Antonio

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Termina nesta quarta (19) as inscrições para o “Seminário de Enfrentamento ao Racismo Religioso e LGBTfobia nos Espaços de Matriz Africana” 

Comad realiza II Semana Municipal de Políticas sobre Drogas nos dias 24, 26 e 27 de junho

Araraquarense se voluntaria em Canoas, RS

Dia do Orgulho Autista: Grupo promove pesquisas e informação sobre Autismo

Câmara aprova regras para funcionamento de painéis luminosos de propaganda

CATEGORIAS