Tribuna Livre

João Luiz Ultramari

EXECUTIVO MUNICIPAL E LEGISLATIVO

Santa Casa: um concorrente administrando o plano de saúde de outro. Pode, Prefeito Edinho? Logo no início da intervenção já prevíamos alguma coisa. Terceirizar tudo (laboratório, plano de saúde e não sei mais o quê). Assim não terá necessidade de voltar uma mesa diretora, quando acabar a intervenção. Afinal, a intervenção ficará até terceirizar por completo o hospital ou municipalizá-lo? E quem vai mudar os estatutos?

Ferroviária S/A: um hospital é acionista, mas como ficam os acionistas de um hospital que não estão conseguindo pagar as mensalidades do seu plano de saúde (principalmente os idosos)? O que recebem do INSS usam para pagar o plano de saúde. Precisa de explicação: quem acreditou no Hospital ficando acionista, por que pagar o plano de saúde igual aos que não são acionistas? E não recebe dividendos para compensar…

Prédio da Câmara Municipal: quanto se gastará de aluguel, demais encargos e o IPTU que deixará de ser arrecadado? Sairá logo a construção para evitar os encargos?

Companhia Troleibus Araraquara

Estaria devendo ao INSS, fato que pode ser considerado normal. Outras empresas também devem, Mas, prefeito Edinho Silva: se a CTA recebesse a dívida da Prefeitura em relação a venda de passes, estaria ela atrasada com os encargos do INSS? Vereador Turquinho, como a Câmara não pode interferir na CTA, por que não questionar quanto a Prefeitura deve à Troleibus? Isso é, sem dúvida, competência do legislador que deve fiscalizar em nome do povo.

Ratos invadem residências: alguns são pequenos, outros do tamanho de coelhinhos da índia e outros até do tamanho de gatinhos. Alguma coisa está acontecendo, principalmente nos esgotos da cidade. O que estará acontecendo e qual a justificativa? Os vereadores precisam exigir um posicionamento do Executivo. Receberam mandato para isso, certo?

Comércio da 7 de Setembro convive com mato: é lamentável… uma grande avenida esquecida pelo Prefeito Municipal. O Natal está chegando e novamente o mato está crescendo nas guias e calçadas. Esperamos que os dirigentes do Sindicato do Comércio e da Associação Comercial e Industrial peçam providências urgentes.

Ruas e Avenidas de Bairros: (mato + mato), com o mesmo problema. Veja como a avenida de paralelepípedos no São José está ficando… um tapete verde.

Fiscais do Povo: reclamação em profusão. Fica a indagação, está havendo requerimentos? E mais que eles, as providências estão sendo reclamadas? Estamos prontos a divulgar o trabalho dos vereadores que estão tomando providências sobre os assuntos abordados nesta página. Só não podem ter medo de magoar o pessoal do Paço Municipal, pois, existe um mandato em vigor.

Efemérides

Novembro

01 Todos os Santos e do Evangélico

02 Finados e Astronomia

03 Instituição do Direito do Voto para a Mulher (l930), Barbeiro e Cabeleireiro

04 Inventor e Orientador Educacional

05 Mundial do Radioamador, da Cultura, da Ciência, Escrivão de Polícia, Técnico em Eletrônica e do Cinema Brasileiro

06 São Leonardo de Noblac

07 Nacional dos Tribunais de Contas, Ação Católica e de Santo Augusto

DIVERSOS:

Primeira Turma de Direito de Araraquara (Uniara): é muito trabalhoso tentar reunir os colegas (principalmente formados há 30 anos), os professores e os familiares dos colegas já falecidos. Todos querem fazer, dar palpite, contrariar sugestões, enfim, é normal. Este ano, localizamos quase todos (exceção de duas colegas que desde a formatura nunca mais soubemos seu paradeiro e não estão inscritas na OAB. E também um professor que está com o endereço errado na OAB e somente no encontro descobrimos o atual endereço. Os demais, falei com um a um, quer pessoalmente, por telefone, com familiares, ligações interurbanas, ligações de auxílio a lista, colaboração da OAB. Mas valeu a pena, 51,68 % dos alunos e 38,88 % dos professores compareceram, seus familiares, convidados e também os familiares dos colegas falecidos. Muitos professores estão com problemas de saúde ou com a esposa adoentada, mas colegas e algumas pessoas se esqueceram que são 30 anos e trata-se da primeira turma. No entanto, valeu, mesmo com as despesas contraídas. Enfim, a turma se reuniu pela sétima vez. Foi muito bom ter contacto e ouvir mesmo que por telefone, nossos professores e colegas. Até a próxima colegas e professores da 1ª turma de direito de 1.973. Serve de incentivo a outras turmas que nunca se reuniram. Estamos a disposição para orientá-los.

Um Homem Também chora

Quando o pai voltava do trabalho, o garotinho corria com os braços abertos em busca de um abraço aconchegante. Mas, o pai, acostumado à educação rígida e equivocada do início do século vinte, ia logo dizendo: “homem não abraça homem”. O menino ficava sem saber o que fazer com a vontade de demonstrar seu afeto e carinho a quem amava e admirava. Isso lhe causava extremo desconforto, mas foi se acostumando a não abraçar o pai, e nem chorar, pois “homens não choram”. Sempre que algo o infelicitava, prendia o choro na garganta e corria para os braços da mãezinha dedicada, a quem podia abraçar sem medo de ser menos homem. Esse conceito ancestral, infelizmente, ainda é muito comum. Muitos filhos não se sentem à vontade para abraçar seus pais e, menos ainda, para beijá-los. Aquele garoto, que agora já está com mais de 75 anos de idade, conta que foi muito difícil conviver com a felicidade de extravasar seus sentimentos com quem quer que fosse. Não conseguia abraçar os amigos, não conseguia chorar às orientações que recebera na infância. Diz ele, que só conseguiu vencer essa barreira, com muito esforço, há pouco tempo. Hoje ele consegue se entregar num abraço sem medo de ser feliz. Mas chorar em público é algo que procura evitar, pois a frase ouvida muitas vezes na infância, ainda o persegue: “homens não choram”. Mas a lógica nos diz que os homens também podem e dever chorar, sem que isso os diminua. Homens que se privam de extravasar suas dores e tristezas pelas lágrimas, geralmente arrebentam o coração em enfartes fulminantes. O que faz um ser humano ser digno não é o fato de deixar de chorar, ou de evitar se envolver num abraço. O que dá dignidade a um homem é a sua capacidade de amar, de se entregar, ou se deixar levar pela emoção sadia. Hombridade não é sinônimo de dureza. O homem é um espírito temporariamente mergulhado num corpo masculino, mas é um filho de Deus como outro qualquer. Um homem também sente saudade… Um homem também se entristece quando parte um ser querido… Um homem também se equivoca, também se arrepende, também se sente só muitas vezes. E, às vezes, a única maneira de aliviar um pouco o peito oprimido é deixar que as lágrimas jorrem com vontade. Paulo de Tarso, o incomparável apóstolo, na luta para vencer-se a si mesmo, encontrava nas lágrimas uma forma de desabafo. Aquele gigante do cristianismo deixava, nas horas difíceis, as lágrimas aliviarem seu coração oprimido. “A cada gota de pranto era um pouco de fel que expungia da alma, renovando-lhe as sensações de tranquilidade e de alívio”. Jesus, o maior Homem de que se tem notícia, também chorou. Pense nisso e se sentir vontade ou necessidade, abra as comportas do peito e deixe que as lágrimas lavem e aliviem seu coração, sem medo de ser feliz. (Texto extraído do livro Paulo e Estevão, psicografia de Chico Xavier. Enviado pelo colaborador Laurindo de Lazari).

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba o que será debatido e votado na Sessão Ordinária desta terça-feira (10)

Ato cívico marca o 7 de Setembro no Tiro de Guerra

Vôlei feminino sub-19 e sub-21 ganham duelos no Gigantão

Daae informa sobre interrupção de fornecimento de água

Daae informa sobre interrupção de fornecimento de água

CATEGORIAS