João Luiz Ultramari (*)
Carta do Leitor
Eleições I – Estadual
O dito em edições anteriores aconteceu. Araraquara ficou sem representação estadual, tendo em vista o número de candidatos. Até quando haverá divisão política em Araraquara? Quando os araraquarenses vão acordar que a união faz a força?
Eleições II – Eleito
Parabenizamos o candidato Dimas Ramalho por sua eleição e temos certeza que em nível federal estaremos bem representados (contando, também, com seu apoio estadual, em razão dos longos anos que conviveu na Assembléia Paulista). O importante é levar os problemas para Dimas lutar pela cidade e, a partir do próximo ano, cobrar as suas propostas de campanha.
Eleições III – Não Eleitos
Também parabenizamos os candidatos que teriam chance de ser eleitos, como Marcelo Barbieri, Deodata do Amaral e Antonio Clovis Pinto Ferraz. Se houvesse o bom senso dos políticos e a união dos araraquarenses (os números mostram) teríamos dois federais e dois estaduais. Quantos votos foram desperdiçados com candidatos que não teriam chance e sequer são de Araraquara?
Vandalismo
A sinalização de trânsito e dos órgãos públicos (não bastasse a falta de manutenção) agora está sendo pichada e não estamos vendo providência nenhuma para uma comunicação limpa e objetiva.
Terra + Terra
Caminhões e caminhões de terra continuam sendo levados ao aterro da nova ponte do Santa Júlia/Yolanda. Está quase chegando ao nível dos trilhos.
Direitos Trabalhistas I – Falta de Registro
Está sendo uma das principais causas de reclamatórias trabalhistas junto ao Ministério do Trabalho e à Justiça do Trabalho. Empregadas domésticas, trabalhadores em construção civil particular (pedreiros, servente, pintores e outras) e empresas para sonegar os encargos sociais e trabalhistas e trabalhadores para obterem (ilicitamente) o seguro-desemprego. Na ilicitude as duas partes (empregador e trabalhador) são responsáveis.
Direitos Trabalhistas II – Falta de Recibos
Também é comum, além dos trabalhadores não serem registrados, não assinarem recibos de pagamentos de salários, 13º e férias. Não adianta os empregadores levar testemunhas para provar pagamento feito, pois somente a prova documental é válida.
Direitos Trabalhistas III – Desamparo
A falta de registro e o não pagamento da previdência social têm deixado muitas famílias desamparadas, quando de morte natural ou acidental do segurado (recebimento de pensão) ou quando de prisão (auxílio-reclusão). Por isso, o registro é a maneira de evitar sérios problemas.
Efemérides:
Outubro
12 – Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil), Basquete, Mar, Criança, Engenheiro Agrônomo e Descobrimento da América, Aclamação de D. Pedro I, Cirurgia Infantil, Atletismo e Inauguração do Cristo Redentor
13 – Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional e Nacional do Dinheiro
14 – Nacional da Pecuária e da Comunidade Espanhola
15 – Professor, Normalista e Educador Ambiental
16 – Ciência e da Tecnologia, Anestesista, Mundial da Alimentação, Instrutor de Auto-Escola e de Sta. Edwiges
17 – Profissional de Propaganda, Mundial da Recusa à Miséria, Indústria Aeronáutica Brasileira, Semana da Asa, Maquinista, Apicultura e do Eletricista
18 – Médico, Pintor, Securitário, Estivador, Internacional do Controlador de Vôo, Corretor de Seguros e de São Lucas
Perguntar não ofende
Cadê os fiscais do povo (vereadores)? Quem está autorizando e fiscalizando os locais em que estão os hamburgueiros, bancas de jornais, bancas de CDS esparramadas pela cidade? O problema das árvores, com o corte indiscriminado por particulares, retirada sem retorno e o fechamento dos buracos?
Reflexão
Por que parte da imprensa só elogia a atual administração (inclusive com matérias sempre iguais)?
(*) Também ex-Secretário dos Transportes de Araraquara e Advogado