Tribuna Livre

Crítica para quem tem visibilidade

Araraquara: em nossa cidade, como em outras, acontecem coisas interessantes em relação a críticas. Principalmente com pessoas que estão ligadas à imprensa, rádio, televisão, que exercem cargos ou atividades públicas nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, partidos políticos, empresas diversas, entidades de classe, esportivas, filantrópicas, clubes de serviço ou de outros segmentos.

Críticas: normalmente as pessoas ligadas a atividades públicas e empresas privadas, não se manifestam sobre as críticas construtivas ou não. Mas, existem defensores, mesmo sem procuração e não sendo advogados, fazem a defesa, muitas vezes complicando a situação de relativa complexidade.

Direito a crítica: nesse espaço da Tribuna Livre fazemos críticas, sempre construtivas e na maioria das vezes comprovadas com fotos. Não ofendemos e muito menos falamos de problemas pessoais ou familiares.

Espaço Livre: ao criticar, sempre abrimos espaço para esclarecimentos ou respostas, mas, poucos se manifestam. Então, numa macro-visão inferimos que realmente as críticas estão corretas.

Propaganda: existem certas empresas que não precisariam fazer propaganda em razão do ramo de atividade, mas, fazem para quem sabe não ter muitos comentários sobre eventuais irregularidades, acidentes ou também, por que não? para defendê-las. Outras, passaram a ajudar as cidades ou governos municipais para conseguir derrubar infrações, processos, etc.

Novelas da Cidade

Em relação às novelas abaixo, houve debates. Uns contra, outros a favor e assim por diante, ei-las:

Despesas da Câmara Municipal: já falamos a respeito, principalmente com a diminuição de vereadores, ao invés de cair às despesas, aumentou, e muito! Quem fiscaliza? Quem vai falar contra, se foi aumentado mais um cargo em cada gabinete de vereador? Aliás, algum vereador questionou essa matéria? Quais?

Pronto Socorro Municipal: mesmo com problemas, inclusive em relação a atendimento dentário, realmente foi uma obra de grande importância do governo Edinho, mas a localização… Ao lado de uma indústria que esparrama fuligem em todo bairro. Pergunte aos moradores como é, e como estão os forros de suas casas. Também não soube que houve Reunião Participativa do bairro para aprovar o local.

Prédio ao lado do P.S. "ex-bingo": engraçado, lembro-me que o atual prefeito, quando vereador, meteu o pau nessa construção, pois estava próxima ao rio. Não sei quem aprovou e agora o Pronto Socorro também foi construído próximo ao rio no atual governo. Esperamos que além da fuligem, no futuro, não tenha enchentes no local, pois asfaltando todos os bairros, para onde irão as águas de chuvas?

Venda da Rua do Melhado: também desconhecemos se houve reunião participativa do bairro do Melhado para autorizar a venda. Prova disso, existe processo judicial em andamento.

Venda dos Hotéis: novamente veio à tona. Alegam que foi dado de graça e com poucos anos, a própria renda com aluguéis paga o prédio. Realmente alguma providência tinha que ser tomada, mas, por que ao invés de vender não aproveitaram os prédios para abrigar a Câmara Municipal, Secretarias de Governos e tantos órgãos que oneram os cofres do Município? Também, não soube se houve Reunião Participativa da população para aprovar a venda.

Companhia Troleibus "CTA": ex-participante da administração disse que a situação da empresa não é a quem falam. Imaginem agora a CTA tomando conta do Transporte e Trânsito.

Aguardem os próximos capítulos das novelas araraquarenses e quais serão os próximos atores.

Mudanças no Processo Trabalhista

Com a incumbência de sentenciar a respeito das contribuições previdenciárias e retenção na fonte, julgar processos de multas trabalhistas e outros que estavam no Fórum cível, agora querem que os juízes trabalhistas já dêem as sentenças com os valores para facilitar a execução. Importante decisão se for tomada, mas como ficam a falta de funcionários, espaço para trabalho e partes, advogados e tantas outras pessoas com interesse processual?

Será que vai vingar a decisão de Juiz Trabalhista contra o excesso de horas dos motoristas?

Se vingar a decisão de um juiz trabalhista, em que motoristas de transportes podem apenas dirigir 8hs diárias (hoje, chegam-se até a 16hs) muitos empresários vão ter que ampliar o seu quadro de motoristas, principalmente se forem aplicadas multas elevadas quando conferidos tacógrafos ou papeletas externas de viagem.

Reconhecimento de Firma para documentos do Estado

Importante decisão foi tomada pelo Governador Serra, determinando que não será mais necessário reconhecer firma de documentos exigidos pelos órgãos do Estado. Tomara que essa decisão vingue mesmo, para a desburocratização e economia de interessados. Que saudade do Ministro da desburocratização "Hélio Beltrão", essa medida já era nacional e não vingou.

"Aldo Comito"

Mais um colega advogado e amigo nos deixa aos 78 anos de idade. Comito faleceu na última segunda-feira e deixa saudade pela amizade, pelas conquistas da nossa querida AFE e os amigos da Avenida Sete no Carmo. Há pouco tempo, recordei com o Aldo, muitos acontecimentos do bairro do Carmo. Como a sede do time de futebol "Sete de Setembro" que era ao lado de sua loja e que meu pai jogava.

À família enlutada, os nossos sentimentos. Aldo descanse em paz, missão cumprida caro amigo.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Artistas da França, México, Paraguay e Portugal marcam presença no FIDA 2024

Antes da volta ao Paulistão, Guerreiras Grenás conhecem grupo da Libertadores

BOLETIM SEMANAL NÚMERO 99 – DE 6 A 12 DE SETEMBRO DE 2024

Sexta-feira tem show no Sesc Araraquara

Ocupações lúdicas com elementos naturais neste sábado no Sesc Araraquara

CATEGORIAS