João Luiz Ultramari (*)
Carta do Leitor
Trânsito – I – Repintura
A sinalização de trânsito na cidade está sendo repintada, depois de 18 meses de administração. Pode estar certo: se forem repintadas em todos os cruzamentos da cidade, como era, inclusive nos bairros, os motoristas prestarão mais atenção e os acidentes poderão ter uma queda, como mostravam as estatísticas. Secretário Lincoln, uma das principais causas de melhor circulação de veículos eram as faixas centrais das grandes ruas e avenidas, a exemplo dos países mais evoluídos. A administração está deixando apagar… Por quê?
Trânsito – II – Côr Branca
Realmente Carlos, estão pintando os PARES de branco, acompanhando as faixas de estacionamentos e as guias. Tudo branco. Veja que em muitos pontos de grande circulação de veículos, e principalmente de caminhões, já estão ficando sujas e se apagando, com poucos dias de pintura. No começo é muito bonito, mostra limpeza, mas não está sendo um gasto desnecessário, secretário Lincoln? O amarelo, que é o padrão em todas cidades é mais resistente.
Trânsito – III – Cor Amarela
Wilson, eu não sei de alteração na lei ou como está previsto na legislação sobre a mudança da cor amarela para a branca. Mas além de ser fácil de sujar, está virando uma salada-mista, pois em certos pontos passam o grafite para apagar o amarelo. Em outros cruzamentos continua o amarelo.
Estamos aguardando um pronunciamento do Secretário Lincoln Ferri Amaral.
Metiam o Pau I – De Santi
Engraçado, metiam o pau no ex-prefeito De Santi porque ele não falava em um programa jornalístico de rádio. Mas sempre ouvíamos seus secretários falarem quase que diariamente sobre a administração municipal. E agora, por que o atual prefeito não é indagado e continuam somente alguns secretários falando, sem a participação do ouvinte?
Metiam o Pau II – Edinho
Quando era vereador davam espaço direto ao Edinho para meter o pau na administração De Santi. Agora ninguém abre espaço para meterem o pau nele. Por quê? O mesmo acontecia com os ex-secretários. Quando eram ouvidos em rádio, abriam os microfones para o povo meter o pau. Por que agora não? É o que dá o monopólio…
Metiam o Pau III – Edinho
Quando existe algum assunto importante e polêmico (como o do Velho Armazém, as concorrências e outros mais), abrem espaço especial ao prefeito para os devidos esclarecimentos. Cadê o Edinho discutindo os problemas “ao vivo” com a população? Orçamento participativo não é explicação…
Governo Democrático – I
Que tal a imprensa de Araraquara abrir espaço para população indagar ao Prefeito, Presidente da Câmara e a outros órgãos ligados a administração sobre assuntos diversos: aumento do ônibus, o excesso de passageiros em horários de pico, funcionários da CTA emprestados aos órgãos públicos, publicidade da campanha adote um atleta e sobre gastos de até R$ 200.000,00 pagos a diretores da Câmara em razão de duas gratificações (uma pelo cargo) e outra (por trabalho extra). E os nobres vereadores?
Governo Democrático – II
Por que muitos estão reclamando que o prefeito não tem agenda para atendimento? Está sempre em reuniões, O ideal não seria dar um expediente à população, pelo menos uma vez ao mês?
Governo Democrático – III
O nosso questionamento será feito por escrito e protocolado aos órgãos públicos. Passaram 18 meses e nada do que foi reclamado na Tribuna Livre foi respondido. Uma vez foi, sem assinatura. Uma outra resposta foi uma representação criminal na Justiça, foi arquivada. Voltaremos ao assunto.
Nossa Posição
Desde o início da Tribuna Livre, sempre me manifestei pelo sucesso da administração Edinho, em todo o seu plano de governo e melhoria à cidade. Claro, não concordamos com alguns posicionamentos. Fui favorável em alguns projetos do ex-vereador Edinho, na Câmara. Por isso questiono e não tenho respostas e oportunidade de discussão nos assuntos aqui abordados. Desde o início da administração, parte da imprensa está dando um tempo nas mudanças mas, já se passaram 18 meses dos 48 de mandato. Parte da imprensa que sempre questionou, outra em razão de problemas com seu fotógrafo e outras entram de leve. Está na hora de cobrar e esta página (Tribuna Livre), que sempre questionou, estará usando de protocolo daqui para frente.
Assédio Sexual no Emprego
Indenização: mesmo sendo feita por chefia ou gerência, é paga pela empresa. Duas Ações: Criminal contra o assediador, pena de 1 a 2 anos de reclusão e Trabalhista indenização contra a empresa. Responsabilidade da Empresa: ela precisa garantir um ambiente seguro e sadio e tratando-se de contrato de trabalho, a responsabilidade é do empregador e a Justiça competente é a trabalhista. Muitas empresas que contabilizaram o prejuízo estão tomando providências para não ter a imagem negativa, principalmente do trabalho com portas abertas. Voltaremos ao assunto.
Efemérides:
Julho:
27- Despachante, Motociclista e Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
28- Agricultor
29- Hoteleiro e Santa Marta
30- S. Pedro Crisólogo
31- Nacional do Outdoor
Agosto:
01- Cerealista e do Selo Postal Brasileiro
02- Internacional do Folclore
03- Capoeirista e Tintureiro
Leitores da Tribuna Livre:
Sonia de Santi – professora
Alder Bredan – médico
José Luiz Freitas de Oliveira – dentista
(*) Também Advogado, ex-Secretário dos Transportes e Colaborador